Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. CIENC. DA EDUCAÇÃO - VHA (11.38.01.10)
Código: DAE00993
Nome: FUND. E PRÁTICA DO ENS. DA LÍNGUA PORTUGUESA
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DEP00019 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Abordagem da leitura de mundo, a comunicação e o texto, domínios relacionados aos mecanismos específicos de linguagem, a formulação de juízos articulados e a sua expressão domínios com base no qual se desenvolve o raciocínio interdisciplinar. Domínio relacionado ao desenvolvimento de consciência sobre o ato de comunicação, oralidade e princípio de textualidade, utilização social da oralidade e escrita. Domínio relacionado ao desenvolvimento da consciência sobre o ato da comunicação seu valor social, individual e em diversas formas. Conceito intermédios entre os domínios da Leitura de Mundo e o texto. Domínio curricular referente ao desenvolvimento das habilidades formais de expressão e de decodificação de mensagens verbais e não verbais. BIBLIOGRAFIA: BENVENISTE, Émile. ¨Da Subjetividade da Linguagem¨. Problemas de Lingüística Geral. São Paulo, s. e., s. d. GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. Cascavel, 2ª ed., Assoeste, s. d. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo, 3ª ed., Ática, 1995 NÓVOA, Antônio. Vidas de Professor. São Paulo, Porto, 1992 PERRENOND, Philippe. Práticas Pedagógicas e Profissão Docente. Lisboa, Dom Quixote, 1993 NIDELCOFF, Maria Teresa. A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo, 17ª ed., Brasiliense, 1993 OSAKABE, Haquira. Considerações em Torno do Acesso ao Mundo da Escrita. Leitura em Crise na Escola. Alternativas ao Professor. s. l., s. e., s. d. CUNHA, Maria Isabel da. O Bom e sua Prática. São Paulo, 5ª ed., Papirus, 1995 FELTRAN, Antônio. Técnicas de Ensino: Por Que Não? São Paulo, 3ª ed., Papirus, 1995 DEMO, Pedro. ABC, Iniciação – Competência Reconstrutiva do Professor Básico. São Paulo, Papirus, 1995 DEMO, Pedro. Desafio Moderno da Educação. Petrópolis, 1ª ed., Vozes, 1993 WENZEL, Renato. Luiz. Professor: Agente da Educação? Campinas, Papirus, 1994 JÚNIOR, João Francisco Duarte. Por Que Arte-Educação.? Campinas, 7ª ed., Papirus, s. d.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DEP00019 - FUND.PRÁT. ENS. DE LÍNGUA PORTUGUESA I
DEP00025 - FUND.PRÁT. DO ENS. DE LÍNGUA PORTUGUESA II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DEP00019 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2003 2005.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - N Sim 4 Sim
2007 2009.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - M Sim 4 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.18.8