| Ementa/Descrição: |
As metodologias relativas ao estudo dos acontecimentos contextualizados no espaço por meio de mapas físicos, políticos, temáticos e históricos, assim como esquemas, quadros e descrições;
O homem enquanto sujeito que constrói e reconstrói o espaço, lugar e território
BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, Rosangela Doin. Do Desenho ao Mapa. São Paulo, Contexto, 1999
_____________________ & PASSINI, Elza. Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo, 7ª ed., Contexto, 1999
ANDRADE, Manoel C. de. Geografia Ciência da Sociedade Uma Introdução à Análise do Pensamento Geográfico. São Paulo, Atlas, 1987
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo, Contexto, 1999
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1999
CARLOS, Ana Fani Alessandri & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Orgs.). Reformas no Mundo de Educação. São Paulo, Contexto, 1999
KOZEL, Salete. Didática de Geografia: Memória de Terra: O Espaço Vivido. São Paulo, FTD, 1996
LACOSTE, Yves. A Pesquisa e o Trabalho de Campo: Um Problema Político para os Pesquisadores e cidadãos. Rio de Janeiro, Zahar, 1977
LACOSTE, Yves. ¨A Geografia¨ - In Chatelêt, F. Filosofia das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, 1978
LACOSTE, Yves. A Geografia Isso serve em Primeiro Lugar para Fazer a Guerra. Campinas, Papirus, 1983
MORAES, Antonio Carlos Robert de. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo, Hucitec, 1989
MORAES, Antonio Carlos Robert de. A Gênese da Geografia Moderna. São Paulo, Hucitec/EDUSP, 1989
MOREIRA, Ruy. O Que é Geografia. São Paulo, Brasiliense, 1981
MOREIRA, Ruy. (Org.). Geografia: Teoria e Crítica. Petrópolis, Vozes, 1982
NIDELCOFF, Maria Teresa. A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo, 13ª ed., Brasiliense, 1987
NIDELCOFF, Maria Teresa. As Ciências Sociais na Escola. São Paulo, Brasiliense, 1984 |