A ação de extensão consiste em um evento a ser realizado no mês de março, no qual se comemora o Dia da Mulher. Organizado pelos Departamentos Acadêmicos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Civil em conjunto com os Centros Acadêmicos dos dois cursos, o evento visa promover um espaço para encontro e debate sobre os desafios vivenciados pelas mulheres que atuam na Engenharia.
Sendo historicamente uma profissão majoritariamente masculina, atualmente as Engenharias possuem uma participação muito maior de mulheres. Entretanto, mesmo nos dias de hoje essas profissionais enfrentam problemas de assédio, preconceito e desvalorização. Além dos desafios tradicionalmente enfrentados por mulheres no mercado de trabalho, que envolvem defasagem salarial, a sobrecarga das responsabilidades domésticas que geralmente assumem, dificuldade de promoção e reconhecimento do seu trabalho em comparação com profissionais do gênero masculino e até mesmo o viés da maternidade, as mulheres que atuam no campo da Engenharia também precisam enfrentar os desafios de trabalhar com atividades socialmente estereotipadas como masculinas.
Apesar de todos os avanços e do significativo aumento da participação feminina nas universidades e no mercado de trabalho na área das Engenharias, a maioria das mulheres ainda não consegue atingir cargos de chefia ou gerência nas empresas, possuindo baixa representatividade entre aqueles que são responsáveis pelas principais tomadas de decisão. Dessa forma, os desafios enfrentados por essas mulheres raramente são discutidos e colocados em pauta, como será feito nesta ação de extensão. É importante ressaltar que, para conquistar avanços nesse sentido, é fundamental o interesse e a participação masculina nesses debates, afinal o machismo só poderá ser superado com a conscientização e colaboração de todos.
Como superar esses desafios? Quais são as principais ações que podem ser tomadas para melhorar a representatividade feminina nesses ambientes? Qual o melhor caminho para a busca não somente pelo respeito, mas também para que as mulheres tenham voz e ocupem lugares de protagonismo na Engenharia? Como esse aumento do protagonismo feminino contribui com a qualidade e aprimora o trabalho executado na Engenharia?
14h00min
Abertura
14h40min
Palestra: Coletivo de Mulheres do SENGE/RO
15h30min
Coffee-break
16h00min
Mesa redonda: Engenheiras compartilhando a sua experiência profissional
18h00min
Encerramento.
Estudantes e profissionais da Engenharia
Banner de divulgação do evento
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3