Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 19 de Agosto de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: SEMINÁRIO DIVERSIDADE AMAZÔNICA: Capital Social, Recursos e Políticas para um desenvolvimento sustentável
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 100
Período do Evento: 22/06/2025 a 27/06/2025
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Sociais e Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO - NUCSA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: PORTO VELHO - RO
Espaços de Realização: Auditório Unir Centro e Auditório Claudemir Catiari
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: MARILUCE PAES DE SOUZA
E-mail do Responsável: mariluce@unir.br
Contato do Responsável: (69) 99994-6000
Url da Acão: https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3249

Resumo

O Seminário Diversidade Amazônica: capital social, recursos e políticas para um desenvolvimento sustentável, tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas dos projetos vinculados ao PROCAD AMAZÔNIA/CAPES, como devolutiva à sociedade e colaboradores do projeto da Rede UNIR, UFRGS e UNAMA proposta a CAPES. As atividades reunem a síntese dos principais resultados alcançados com os produtos acadêmicos como Teses, Dissertações.

A proposta da Rede de Cooperação Acadêmica de Programas de Pós-Graduação em Administração da Amazônia (RECAPAM) levou em consideração o status quo das pesquisas sobre as cadeias e arranjos produtivos locais de produtos da sociobiodiversidade da Amazônia e aprofunda nos aspectos da integração em quatro componentes básicos: (1) componente econômico, envolvendo a quantidade e qualidade da produção, a renda, uso de boas práticas e inovações tecnológicas e a inserção no mercado; (2) componente social, considerando a organização dos pequenos produtores, ocupação da força de trabalho e educação técnica e formal, (3) componente ambiental, levando em conta os serviços ecossistêmicos de provisão, regulação, cultura e formação dos recursos naturais, (4) o componente de gestão do desenvolvimento, que incluiu as estratégias competitivas e sustentáveis, o arranjo institucional que exerce influência sobre o desenvolvimento de pesquisas e a governança das cadeias produtivas de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, dos produtos da agricultura familiar e das commodities desenvolvidas na região amazônica.

A RECAPAM “Rede de Cooperação Acadêmica de Programas de Pós-Graduação em Administração da Amazônia” representa uma iniciativa de ampliação do escopo das pesquisas recentes efetuadas na região (Paes-de-Souza e Pedrozo, 2017), financiadas pelo CNPq, CAPES e EMBRAPA, com vistas a análise das cadeias de valor de produtos madeireiros e não madeireiros na região.A ampliação desse escopo tem pertinência com as linhas de pesquisas dos programas das instituições associadas, podendo, inclusive, possibilitar a criação ou reformulação destas.

Esta rede foi criada no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Amazônia – Edital 21/2018. Processo 23038.005350/2018-78. Pesquisas como esta, tendem a gerar estratégias adequadas ao desenvolvimento local ao estudar as questões socioeconômicas e ambientais das cadeias e arranjos produtivos da Amazônia e por envolver a participação interinstitucional de pesquisadores com visão interdisciplinar para gerar novos conhecimentos ajustados à realidade das dinâmicas produtivas regionais. Desta forma, esta proposta tem como objetivo: primeiro, promover o intercâmbio interinstitucional entre a UNIR, a UNAMA e a UFRGS para a melhoria do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nota 3, e o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA), nota 4, visando contribuir com o desenvolvimento da Região Norte. A partir da consolidação de seus cursos, o processo continua com o compartilhamento de conhecimento via intercâmbio dos discentes da região em Programa de Pós-Graduação em Administração da Região Sul, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos professores visitantes e/ou das ações de ensino na modalidade sanduiche.

Ressalta-se a importância da oportunidade da efetivação da parceria estratégica entre a UNIR e a UNAMA, especificamente pelos programas de pós graduação em administração strictu sensu, uma vez que são as duas únicas universidades com oferta de curso nesta modalidade e área, o que será fundamental para impulsionar o desenvolvimento da Pós-Graduação em Administração na Amazônia. A terceira parceira, a UFRGS e seu programa de pós-graduação em Administração, é uma instituição consolidada, e já faz pesquisas na Amazônia, em comunidades e organizações, dentro da temática de cadeias e arranjos produtivos. Ressalta-se as parcerias em pesquisas já realizadas entre a UNIR e a UFRGS, sendo a primeira sobre Produtos Florestais não Madeireiros (PFNM) em Rondônia, período de 2008 a 2010; a segunda com o PFNM castanha-da-Amazônia, em 6 estados da Região Norte, período de 2012 a 2017; um Dinter em Administração, bem como outras participações de diversas naturezas.

Destaque-se, ainda, a parceria UNIR e UNAMA com participação em banca de doutorado, intercâmbio em eventos científicos e pesquisa conjunta em projeto liderado pela EAESP/FGV. A equipe de professores da UNAMA vem desenvolvendo estudos sobre cadeias produtivas inclusivas e arranjos produtivos locais dos principais produtos do extrativismo (castanha-do-brasil, açaí, óleos de copaíba e andiroba e pesca), com orientações de dissertações, teses, relatórios de pesquisa e publicações de artigos, capítulos de livro e livros sobre o tema, logo tem uma forte contribuição para o fortalecimento e consolidação desta parceria interinstitucional.

O PPGA/UFRGS reúne, com sua expertise acadêmica, a diversidade de competências, as condições necessárias para ir abarcando as inúmeras perspectivas deste campo complexo que é a Administração. O corpo docente tem permitido ao PPGA desenvolver suas atividades de pesquisa de modo diferenciado quanto à abrangência e profundidade temática. Mantém Grupos de Pesquisa que emprestam seu apoio ao desenvolvimento das diferentes áreas de concentração e suas linhas de pesquisa. As atividades de tais Grupos são variadas, mas se concentram na reunião de pesquisadores, alunos do doutorado e dos mestrados, bem como bolsistas de iniciação científica, favorecendo a realização de uma gama variada de atividades de pesquisa, de extensão e de intercâmbios. Seu histórico e tempo de PPG, demonstrado em suas estatísticas de formação de doutores em sua sede ou Dinters em diversas regiões do Brasil, da participação e compartilhamento de projetos de pesquisa na Amazônia, missões e cooperação acadêmica com suas congêneres o credencia a dar suporte aos PPGs da Amazônia.Trabalhando de forma colaborativa, a equipe de pesquisadores das associadas busca investigar e propor inovações sobre a produção na Amazônia considerando a sua diversidade, o capital social, os recursos e as política púbicas inerentes a manutenção de serviços e ecossistemas para promover o desenvolvimento sustentável local.

Neste sentido, será dado continuidade na pesquisa desenvolvida anteriormente pela UNIR e UFRGS, ampliando o foco da pesquisa para a produção na Amazônia que inclui os organismos aquáticos e produtividade pesqueira, além da exploração dos recursos naturais, considerando as instalações de hidrelétricas na Amazônia como é o caso dos estados de Rondônia e do Pará.A Amazônia, reconhecida mundialmente pela diversidade e singularidade de seus recursos, está localizada na região Norte do Brasil. Nela estão inseridos diversos agentes que organizam e se articulam para a promoção do desenvolvimento sustentável local a partir da exploração de uma diversidade de recursos naturais e produtos agroflorestais. O contexto amazônico tem como marca sua biodiversidade e a diversidade sociocultural com significativo potencial produtivo local de recursos mobilizáveis e mobilizadores. Tem como características formas de organizações que agregam diversos agentes articulados em atividades econômicas, políticas, sociais e ambientais envolvendo diferentes contextos e dinâmicas de integração, governança e desenvolvimento local.

Os produtos oriundos da sociobiodiversidade da floresta amazônica geram produtos e serviços ecossistêmicos, que influenciam nas condições climáticas e no fluxo e estoque dos recursos hídricos, madeireiros e minerais explorados por grandes projetos, e que causam grande impacto na mobilização de recursos humanos, potencializando alternativas de trabalho, de geração de renda e de desenvolvimento das comunidades na Amazônia. No entanto, causam impactos irreparáveis nos ecossistemas ribeirinhos. Nesse universo, existem várias organizações que trabalham com o processamento e transformação de produtos oriundos do extrativismo e agricultura familiar de várzea, inclusive a caça e a pesca extrativa. Agregam valor a uma variedade de produtos para autoconsumo e comercialização do excedente em nível local, regional, e até nacional e internacional. Algumas dessas organizações, como por exemplo, as do terceiro setor, articulam populações tradicionais, extrativistas, órgãos públicos, organizações não governamentais, entre outros parceiros. Atuam na formação de laços de cooperação para orientar e viabilizar diversas trajetórias de desenvolvimento a partir das dotações de conhecimento, tecnologias e recursos locais.

Estas características regionais motivaram a proposição desta pesquisa, que em função do contexto Amazônico, ressente-se da operacionalidade dos diversos instrumentos de Políticas Públicas orientadas para os produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar. O estudo considera sua diversidade natural e cultural, capital humano e capital social bondinge bridging e recursos para alavancar o processo de desenvolvimento local. Diante disso, tem-se como objetivo geral: analisar a diversidade das principais cadeias produtivas do extrativismo na Amazônia considerando a construção de capital humano, capital social, desenvolvimento de adaptação de tecnologias e inovações de processo, produtos e gestão, no contexto das boas práticas de produção e comercialização dos produtos, a partir da exploração dos recursos naturais e atuação das políticas públicas com foco nas capacidades, nos agentes e na organização social da produção para o desenvolvimento local, visando propor estratégias competitivas sustentáveis para a produção e inserção nas cadeias produtivas globais de alimentos funcionais o que possibilitará novas perspectivas de objetos de estudo que ampliem a discussão internacional sobre as cadeias globais de alimentos. Para tanto, serão utilizadas, como referencial teórico de suporte, abordagens de cadeias de valor inclusivas e sustentáveis, desenvolvimento local, capital social, políticas públicas, cadeia-redes, recursos mobilizáveis e mobilizadores.

Com suporte de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa de caráter descritivo e explicativo, e a utilização do aporte econométrico e de estatística multivariada para a especificação de modelos e geração de resultados empíricos com rigor científico. A Amazônia brasileira é o universo da pesquisa, consistindo em comunidades agroextrativistas e comunidades afetadas por barragens, decorrentes de instalações de hidrelétricas, e ainda, organizações que agregam valor, beneficiando produtos Amazônicos oriundos de recursos naturais de florestas plantadas, como por exemplo o açaí, ou outras essências nativas. A escolha de comunidades com essas naturezas se justifica para dar continuidade ao projeto que terminou em 2017, para avançar na relação com as comunidades e apoiá-las em suas escolhas da aplicação de resultados, bem como, ampliar para comunidades afetadas com a instalação de barragens das hidrelétricas na Amazônia, o que requer atividade de transição de uma visão de cadeias para outra de rede, mais ampla, fazendo interface com as políticas públicas. Quanto aos procedimentos metodológicos de análise em função da discussão teórica estarão alinhados com as abordagens dos eixos e linhas de pesquisas dos PPGs, como pode ser observado na proposta da RECAPAM.


Programação

DIA 24.06.2025 – LOCAL AUDITÓRIO UNIR CENTRO – Transmissão YouTube

Horário/Formato

Atividades

Coordenação

 

19:00h às 19:30h

Híbrido

 

Abertura

Coordenador de Fomento a Ações para Redução de Assimetrias – CAPES - Remoto

Reitora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Remoto

Representante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UNIR - Presencial

Diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas – Presencial

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração – UNIR - Presencial

Coordenadores Projeto Diversidade Amazônica – PROCAD AMAZÔNIA (UNIR/UFRGS/UNAMA) Presencial

Cerimonial UNIR

Prof. Dr. Haroldo Medeiros

Plataforma: Streamyard

19.30h às 19:45h

Híbrido

Homenagem

Prof. Dr. Eugenio Avila Pedroso (in memoriam) primeiro coordenador da Associada 1

Apresentação Tania Nunes da Silva - UFRGS

 

Cerimonial

19:45h às 20.45h

On-line

Palestra PROCAD AMAZÔNIA – Programa Institucional CAPES

Dr. Gabriel Melo, Coordenador de Fomento a Ações para Redução de Assimetrias

Prof. Dr. José Juliano Cedaro

20:45h às 21:00h

Híbrido

 

Apresentação Rede RECAPAM

Profa. Dra. Mariluce Paes de Souza – UNIR

Ms. Ricardo Vilarim David – UNIR

Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes

21:00h às 21:30h

Lanche Compartilhado

Comissão Organizadora

DIA 25.06.2025 – MANHÃ - HÍBRIDO (PRESENCIAL E REMOTO) – Local AUDITÓRIO UNIR CENTRO

Horário

Atividade

Mediação

8:00h às 09:30h

 

Apresentação de Síntese dos Resultados do Projeto Diversidade Amazônica: capital social, recursos e políticas para um desenvolvimento sustentável

Coordenadores da Rede de Associadas – REDE RECAPAM

Profa. Dra. Mariluce Paes-de-Souza – UNIR

Profa. Dra. Tania Nunes da Silva - UFRGS

Prof. Dr, Sérgio Castro Gomes – UNAMA

 

 

Profa. Dra. Cyntia Meireles Martins

9:30h às 10:00h

Lanche Compartilhado

Comissão Organização

10:00h às 12:30h

 

Painel I – Devolutiva - Resultados de Pesquisas PPGA/UFRGS, PPAD/UNAMA e PPGA/UNIR

- Política da Humanidade para além do Desenvolvimento na Amazônia – Dr. Cristiano S. Schiavi – UFRGS

- Influenciadores Digitais Versus Humanos Virtuais: Uma Nova Tecno-Avenida de Influência que Estimula e Impacta os Usuários – Dr. Igor de Jesus L. P. Gammarano – UNAMA

- O capital social em sistemas sociais de comunidades Amazônicas em Reserva de Desenvolvimento Sustentável no Estado do Amazonas. Ms. Thelma J. M. Arruda – UFRGS/UNIR/SUFRAMA

- Nexo água-energia-alimento-floresta em unidade de conservação na Amazônia: análise na Reserva Extrativista Lago do Cuniã no Município de Porto Velho. Ms. Marcelo M. Guimarães – UNIR/UFRGS/DNIT

 

Profa. Dra.Tania Nunes da Silva

12.30h às 14.30h

Intervalo Almoço

 

DIA 25.06.2025 -TARDE/NOITE - LOCAL- AUDITÓRIO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

14.30h às 16:30h

 

Painel II – Resultados Pesquisas de Pós-Doutorados

- Cadeia de valor compartilhada no RECA: Estudo pautado na análise do cenário – Dra. Gleimiria Matos – UNAMA/UNIR

- Dimensões do REDD+ no Brasil: análise dos projetos do Fundo Amazônia – Dra. Fabiana Riva – UNAMA/UNIR

- Mobilidade de Conhecimento para Produtores Rurais: evidências a partir do ecossistema regional de Porto Alegre.  Dr. Dércio Bernardes – UFRGS/UNIR

Prof. Dr. Sérgio Gomes

16:30h às 17.00h

Lanche Compartilhado

17:00h às 19:00h

 

Painel III – Resultados Pesquisa Mestrado – PPGA UNIR

- Conhecimento e Inovação em Propriedades Rurais que Adotam Sistemas Agroflorestais no Estado de Rondônia. Ms. Maria Clarice A. da Costa - UNIR

- Índice para avaliação do nível de governança ambiental na cadeia produtiva da castanha-do-Brasil. Ms. Davy Ítalo R. Silva - UNIR

- Regulamentação ambiental e práticas produtivas sustentáveis na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá em Machadinho D’Oeste (RO).  Ms. Alisson Lopes Pereira – UNIR

Prof. Dr. Dércio Bernardes

Profa Dra. Fabiana Riva

19:30h às 21:30h

 

Painel IV – Resultados Pesquisa Mestrado – PPGA UNIR

- Formação da comunidade de prática do manejo do jacaré da reserva extrativista Lago do Cuniã: relações do capital social e da diferenciação de sistemas. Ms. Cassia Toshie Yamanaka - UNIR

- Fluxo de conhecimento para a Colônia de Pescadores da Região de Porto Velho (RO). Ms. Diego Alexandre Duarte - UNIR

- Processo de transição sociotécnica em um entreposto avícola em Cacoal/RO - Ms.Saiane B. Souza - UNIR

Prof. Dr. Haroldo Medeiros

Profa. Dra. Rayanne Belo

DIA 26.06.2025 – MANHÃ -  Local AUDITÓRIO UNIR CENTRO

Horário

Atividade

Mediação

8:30h às 10:00h

 

 

Apresentação de Síntese de Resultados Pesquisa e Produção Científica da Associada UNAMA

Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes

Prof. Dr. Cyntia Meireles Martins

 

Profa. Dra. Gleimiria Matos

10:00h às 10:30h

Lanche Compartilhado

Comissão Organizadora

10.30h às 11:00h

 

Apresentação de Síntese de Resultados Pesquisa e Produção Científica da Associada UFRGS

Profa. Dra Tania Nunes da Silva

Prof. Dr. Pablo Queiroz

 

11:00h às 12:30h

 

Apresentação de Síntese de Resultados Pesquisa e Produção Científica da Associada UNIR

Profa. Dra. Mariluce Paes-de-Souza

Prof. Dr. Haroldo Medeiros

 

Prof. Dr. Dércio Bernardes

12.30h às 14.30h

Intervalo Almoço

DIA 26.06.2025 -TARDE - LOCAL- AUDITÓRIO UNIR CENTRO

14:30h às 16:30h

 

 

Painel V – Resultados Pesquisa PPAD/UNAMA e PPAG/UNIR

Formação de Preço Hedônico e Serviços Ambientais: Os impactos da Informação Assimétrica no desempenho de Cooperativas. Dr. Pablo Q. Bahia – UNAMA

Inovação Social e Tradição: a resiliência das mulheres andirobeiras da Ilha do Comu (Belém - Pará - Brasil). Dra. Rayane Belo - UNAMA

- Governança Adaptativa em Unidades de Conservação no Estado de Rondônia. Ms. Carolina Pante - UNIR

Dr. Cristiano S. Schiavi

16:30h às 17:00h

Lanche Compartilhado

Comissão Organização

17:00h às 18:00h

 

 

Painel VI – Resultados Pesquisa PPAD/UNAMA e PPGA/UNIR

-- Avaliação do processo de indenização de propriedades produtivas rurais por UHE. Ms. Pablo M. Siqueira - UNIR

- Maturidade em Governança Cooperativa em cooperativas de crédito singulares de Rondônia. Ms.Vanessa F. Rios de Almeida – UNIR

Dr. Igor Gammarano

ENCERRAMENTO

COORDENADORES PROJETO PROCAD AMAZÔNIA UNIR

 

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO POR ADESÃO


Públicos Alvo

Interno:

Docentes, discentes e técnicos


Externo:

Palestrantes, representantes institucionais e profissionais autônomos convidados - participação híbrida - virtual



Membros da Equipe

  CRISTIANO SORDI SCHIAVI
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  IGOR DE JESUS LOBATO POMPEU GAMMARANO
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  ELIANE ALVES DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : Palestrante

  MARCELO MACEDO GUIMARÃES
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  LIDIANE DA SILVA BANDEIRA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE MEMBRO DA EQUIPE
  VANESSA FERNANDA RIOS DE ALMEIDA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE

  PABLO QUEIROZ BAHIA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  MARIA CLARICE ALVES DA COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  SÉRGIO CASTRO GOMES
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  DAVY ITALO RIBEIRO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  ALISSON LOPES PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  CASSIA TOSHIE YAMANAKA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE

  GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA MATOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DIEGO ALEXANDRE DUARTE
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  SAIANE BARROS DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE

  RAYANE DE LIMA SILVA BELO
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  ELAINE DA SILVA RODRIGUES
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO EQUIPE
  SANDRA DEMETRIO DE SOUZA
Categoria: SERVIDOR
Função : MEMBRO EQUIPE

  PABLO MENDONÇA SIQUEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  RICARDO VILARIM DAVID
Categoria: SERVIDOR
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  TÁSSIO ARAÚJO SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE MEMBRO DA EQUIPE

  TANIA NUNES DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DERCIO BERNARDES DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LETÍCIA NUNES NASCIMENTO MARTINS
Categoria: EXTERNO
Função : MEDIADOR (A)

  HAROLDO DE SA MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CYNTIA MEIRELES MARTINS
Categoria: EXTERNO
Função : MEDIADOR (A)
  FABIANA RODRIGUES RIVA
Categoria: EXTERNO
Função : VICE COORDENADOR(A)

  VICTORIA FERREIRA LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE MEMBRO DA EQUIPE
  THELMA JAKLINY MARTINS ARRUDA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE
  MARIA DE FATIMA SILVA LIMA OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : MEMBRO EQUIPE

  ARIANE CRISTINA GONCALVES
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO EQUIPE
  MARILUCE PAES DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CAROLINA PANTE
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO PALESTRANTE



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3