A Universidade Pública, como espaço de formação, produção de conhecimento e transformação social, é desafiada a enfrentar de modo ético, crítico e comprometido as demandas candentes do ensino superior. Entre elas, destaca-se a urgência de consolidar políticas de acolhimento institucional e acompanhamento pedagógico individualizado, voltadas à permanência qualificada e ao sucesso acadêmico de estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, com deficiência ou pertencentes a grupos sociais historicamente minorizados.De acordo com Poker, Valentim e Garcia (2018), a inclusão no ensino superior é um processo ainda em construção, que exige o reconhecimento das barreiras existentes – físicas, atitudinais, comunicacionais e pedagógicas – e o compromisso institucional com ações concretas que promovam ambientes universitários acessíveis e equitativos. Neste contexto, a atuação docente demanda não apenas conhecimento técnico, mas sobretudo sensibilidade, formação continuada e compromisso ético-político com a diversidade, como defende Freire (1996).Paralelamente, a emergência das tecnologias digitais e, mais recentemente, da inteligência artificial (IA), reconfigura as práticas pedagógicas e o papel dos(as) educadores(as) no ensino superior. Conforme aponta Rios Mariz et al. (2024), a IA pode ser uma aliada potente da educação inclusiva, desde que utilizada com criticidade, responsabilidade ética e foco na equidade. Nesse sentido, a construção de espaços formativos interdisciplinares torna-se fundamental para articular saberes pedagógicos e tecnológicos, favorecendo estratégias de ensino mais acessíveis, personalizadas e socialmente referenciadas.Conforme Castanho e Freitas (2006), a educação superior é, por excelência, lugar de afirmação da cidadania, mas ainda marcada por práticas excludentes e barreiras – físicas, atitudinais, comunicacionais e pedagógicas – que restringem a participação plena de estudantes com necessidades educacionais específicas. Nesse cenário, o papel docente exige a conscientização do inacabamento (Freire, 2007) no sentido de primar pela qualificação contínua, sensibilidade e compromisso político-pedagógico com a diversidade.Somam-se a esse quadro os impactos das tecnologias digitais e, mais recentemente, da inteligência artificial (IA), que reposicionam o papel do professor e os modos de ensinar e aprender. Conforme Rios Mariz et al. (2024), a IA no ensino superior pode contribuir com práticas inclusivas e personalizadas, desde que seu uso seja guiado por princípios éticos e voltado à equidade. No entanto, isso exige espaços formativos que articulem os saberes pedagógicos aos avanços tecnológicos, com vistas à construção de ambientes universitários acessíveis, acolhedores e inovadores.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
DATA: 05/08/2025 -
Dia 1 – Manhã
⏰ 8:30 h - Credenciamento e Acolhimento dos participantes
Abertura Oficial
⏰ 9:00 – 9h30
🔹 Profa. Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba - Reitora da UNIR
🔹 Prof. Dr. Josué José de Carvalho Filho - Pró-Reitor de Graduação - (PROGRAD-UNIR)
🔹 Ma. Ana Luiza Pante - Pró-Reitora de Administração (PRAD-UNIR)
🔹 Me. Henrique Moreira dos Santos - Diretor de Gestão de Pessoas (DGP-PRAD)
Conferência de Abertura
⏰ 9h30 – 12h00
Tema: A Educação Inclusiva no Ensino Superior: cultura, políticas e práticas
🎤 Palestra 1: Profa. Dra. Katiuscia Cristina Vargas Antunes (UFJF)
Mediação: Prof. Dr. Josué José de Carvalho Filho - PROGRAD-UNIR
Dia 1 – Tarde
Mesa Temática 1
⏰ 14h – 17h
Tema: As práticas de inclusão no contexto universitário: do acolhimento ao trabalho de adaptação didático-pedagógica
Participantes sugeridos:
● Profa. Dra. Katiuscia Cristina Vargas Antunes (UFJF)
● Profa. Dra. Marlene Rodrigues (UNIR)
● Profa. Dra. Leylianne Alves Vieira (UNIR)
● Mediação: Dra. Roselaine Kokonen (UNIR)
DATA: 06/08/2025
Dia 2 – Manhã
Mesa Temática 2
⏰ 8h30 – 11h30
Tema: As Diversidades no Ensino Superior: aspectos socioculturais, curriculares e pedagógicos
🎤 Participantes sugeridos - Docente pesquisador(a) em diversidade
• Profa. Dra. Josélia Gomes Neves (UNIR)
• Prof. Dr. Samilo Takara (UNIR)
• Profa. Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa (UNIR)
· Mediador. Prof. Dr. Carlos Nagles Vieira (UNIR)
Dia 2 – Tarde
Mesa Temática 3
Tema: O uso das tecnologias educacionais e da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
🎤 Participantes sugeridos:
• Profa. Dra: Carolina Yukari Veludo Watanabe (UNIR)
• Prof. Dr. Lucas Marques da Cunha (UNIR)
• Mediação: Me. Jadiael Rodrigues (DAPA/PROGRAD)
As inscrições serão realizadas via SIGAA, com emissão de certificados para os participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.
Docentes, Técnicos, Discentes e pesquisadores em geral
Professores, acadêmicos e pesquisadores e comunidade em geral
Card divulgação
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.18.0