As ações coletivas são de suma importância para se manter alinhadas os ideais das diversas categorias por elas representadas e as políticas públicas, as auxiliando e guiando com o intuito de democratizar e defender os interesses de todos.
Segundo Laclau (1986):
Não há nenhuma posição de sujeito cujas conexões com as outras posições possam ser permanentemente asseguradas; e, por consequência, não há nenhuma identidade social integralmente adquirida que não esteja sujeita, em maior ou menor escala, à ação de práticas articulatórias.
Como os outros seguimentos dos movimentos sociais, o movimento estudantil é de grande valia para a defesa de uma educação igualitária, de qualidade e acessível a todos. Foi com essa articulação que os estudantes conseguiram em 2014 a aprovação do Plano Nacional de Educação, no qual foram destinados parte do PIB e dos royalties do petróleo para a educação.
A organização estudantil data o início do século passado, o grande marco do movimento estudantil no Brasil e datado em 1901 com a criação da FEEB ? Federação dos Estudantes Brasileiros - e desde então não parou mais. As organizações estudantis foram de suma importância para a democratização do Brasil e foi um dos principais pilares contra os regimes antidemocráticos que passaram pelo país ao longo da sua conturbada história política.
Após a revolução constituinte, na qual estudantes foram as ruas de São Paulo para protestar contra o golpe de estado aplicado por Getúlio Vargas (FRAGA, 2000), no qual quatro vieram a perecer, se firmava um cenário propício à criação de um movimento estudantil estruturado e nacional.
é nessa conjuntura que no ano de 1937 na cidade do Rio de Janeiro se cria a UNE ? União Nacional dos Estudantes. Importante organização social que participou de diversas lutas a favor da democracia e na organização política do Brasil e ao longo da sua história e na luta pelos direitos dos estudantes.
A organização dos estudantes de Arqueologia surge com o intuito de promover a interação entre os diversos cursos de arqueologia espalhado pelo país, contribuir com a divulgação científica e defender os interesses dos estudantes.
Em abril de 2019 acontece o I ENEArqueo, na Universidade Federal de Sergipe, no campus da cidade de Laranjeiras. Nesse evento aconteceram mesas de discussão, palestras, minicursos, apresentações culturais e o fórum estudantil. Nesse fórum foram definidas as regras que regeriam o movimento e também aconteceu a plenária onde foram escolhidos, por meio de votação, os membros da executiva.
Dessa forma, se originou a Executiva Nacional dos Estudantes de Arqueologia - EXNEArqueo, que é uma organização sem fins lucrativos que tem o intuito de defender os interesses dos estudantes de Arqueologia, tanto da graduação quanto do mestrado e doutorado.
- Abertura e Palestra de Abertura
Esta atividade será realizada no dia 15 de novembro, à noite, data de início do evento, e será uma solenidade de apresentação e boas-vindas ao II ENEArqueo. A ação se dará online através de plataforma digital e deverá contar com a presença de representantes estudantis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - anfitriã do evento; representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Arqueologia do Brasil e representantes do Departamento de Arqueologia da UNIR. Além da referida solenidade, haverá a exposição da palestra de abertura, intitulada provisoriamente de ?Arqueologia do Invisível?, com convidado(a) a ser decidido.
- Mesas-redondas
Esta atividade será realizada no dia 16, 18 e 19 de novembro, pela manhã e 17 à tarde. As mesas-redondas serão espaços virtuais compostos por estudantes e/ou pesquisadores (as) com especialidades direcionadas a partir das temáticas pré-determinadas, em que seus estudos serão apresentados a partir de um tempo limite para exposição. Cada mesa-redonda contará com a presença de um(a) mediador(a) e mais dois ou três convidados (as), a depender da temática proposta. Ao longo do evento contaremos com quatro mesas-redondas, com temáticas a serem definidas, delineadas pelo tema geral do evento. Estruturalmente, as participações nas mesas-redondas serão organizadas tendo em vista a determinação de um tempo limite para cada participante, para as arguições do (da) mediador (a) e para a discussão a partir de questionamentos oriundos do público partícipe.
- Minicursos
Esta atividade será realizada no dia 16 e 18 de novembro, pela manhã e 17 à tarde. Os minicursos serão atividades de trocas de conhecimento de curta duração, com carga horaria entre seis e oito horas divididos em três dias de evento, que possibilitarão as conexões da Arqueologia com suas áreas interdisciplinares. Estes serão realizados simultaneamente, possibilitando a participação integral dos (das) participantes em toda a sua carga horária, além de opções simultâneas a outras atividades como as mesas redondas, por exemplo, incluindo a participação de membros que tenham interesses em temáticas diferentes daquelas apresentadas em outros espaços da programação. Serão ofertados de três a cinco minicursos e serão prioritariamente ministrados por estudantes de Arqueologia.
- Fórum Estudantil e Assembleia Geral dos Estudantes
Esta atividade será realizada no dia 16, 17, 18 e 19 de novembro, pela noite e 20 pela manhã. O fórum estudantil é o ponto máximo do evento, trata-se de um espaço destinado para que os (as) estudantes de Arqueologia façam uma imersão a partir de grupos de pesquisa em que diversas pautas deverão ser discutidas, principalmente ligadas às suas realidades locais, a partir das experiencias em suas universidades, instituições, pesquisas e vivências. As discussões oriundas destes fóruns que acontecerão durante quatro dias de evento, deverão possibilitar a construção de pautas e direcionamento de ações que confluam para os interesses não só dos (as) estudantes de Arqueologia, como também dos departamentos, colegiados, programas e instituições inseridas no contexto de ensino, pesquisa e extensão na área. A plenária final será o espaço de recepção destas proposições e apresentação de pautas que serão discutidas baseadas nos fóruns realizados anteriormente e, em alguns casos, passará por votação entre os (as) estudantes de Arqueologia. Além do momento destas demandas, é nesta plenária final que se discutirá os rumos para a construção do próximo ENEArqueo, além da eleição e formação da comissão sucessora da Executiva Nacional de Estudantes de Arqueologia.
- Simpósios Temáticos
Esta atividade será realizada no dia 16, 18 e 19 de novembro, pela tarde e 17 pela manhã. Os simpósios temáticos são espaços para a apresentação, diálogos e discussão de trabalhos e pesquisas em andamento ou concluídos na Arqueologia e áreas afins. Os Simpósios terão suas temáticas definidas posteriormente e deverão acontecer durante quatro dias do evento. As propostas enviadas para apresentação serão avaliadas pela Comissão Científica. As apresentações terão um tempo limite para apresentação e a posterior discussão com o (a) coordenador (a) do Simpósio Temático e com o público. Os membros da Comissão Científica serão escolhidos posteriormente.
- Encerramento e Palestra de Encerramento
Esta atividade será realizada no dia 20 de novembro, à tarde, data de finalização do evento, e será uma solenidade encerramento do II ENEArqueo. A ação se dará online através de plataforma digital e deverá contar com a presença de representantes estudantis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - anfitriã do evento; representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Arqueologia do Brasil e representantes do Departamento de Arqueologia da UNIR. O encerramento, após as falas e agradecimentos por parte da organização e convidados do ENEArqueo, se dará a partir de uma palestra, com temática e ministrador (a) a serem decididos.
estudantes de graduação e pós-graduação em Arqueologia, além de demais pesquisadores, técnicos e professores.
estudantes de graduação e pós-graduação em Arqueologia, além de demais pesquisadores, técnicos e professores. Além disso, será destinado também a estudantes, profissionais e interessados nas áreas de História, Geografia, Museologia, Ciências Sociais, Antropologia e demais áreas afins.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3