Course Pedagogical Project

De acordo com o Parecer CNE/CES 1.302, de 06 de novembro de 2001, o egresso do curso de Bacharelado em Matemática deve ter uma sólida formação de conteúdos de Matemática e uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Nesse sentido, o curso oferecido pela Universidade Federal de Rondônia objetiva garantir que seus formandos apresentem alto nível de conhecimento em uma ampla gama de teorias matemáticas, em especial aquelas ressaltadas na seção 4.1 do referido parecer; elevado grau de entendimento da realidade socioeconômica do país, bem como da importância dos profissionais da sua área nesse contexto; visão ampla dos campos de aplicação da matemática; e formação sólida, possibilitando a ampliação dos seus conhecimento em cursos posteriores.

• Alto nível de conhecimento em todos os campos descritos na sessão 4 do referido parecer, bem como domínio da parte geral de diversas ciências afins à matemática, como física e estatística e domínio de conhecimento complementar oferecido através de disciplinas optativas e cursos adicionais.

• Capacidade de se expressar de maneira oral com objetividade e clareza.

• Domínio exemplar da língua portuguesa escrita, tanto aplicada no contexto acadêmico quanto no cotidiano.

• Formação diversificada, contemplada pelas disciplinas de diversas áreas cursadas pelo profissional ao longo do curso, bem como as disciplinas optativas e cursos complementares.

• Compreensão do processo de produção científica no campo da matemática.

• Iniciativa, autonomia e criatividade na busca por soluções de problemas no seu campo de conhecimento, e na busca por novas oportunidades profissionais e acadêmicas adequadas à sua formação.

• Alto nível de abstração e raciocínio, apresentando maturidade matemática suficiente para lidar com problemas complexos do seu campo de conhecimento ou áreas afins e elevada capacidade de aprendizado de novos conteúdos. • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.

• Habilidade no uso de computadores e outros aparatos tecnológicos como suporte à sua atividade profissional.

• Comprometimento com o rigor científico específico do campo da matemática.

• Conduta pautada pela ética profissional.

• Elevado senso de cidadania, buscando sempre contribuir com a sociedade.

• Capacidade de prosseguir seus estudos em pós-graduação em matemática na modalidade acadêmica.

O Bacharelado em Matemática da UNIR objetiva a formação de profissionais capazes de prosseguir seus estudos na pós-graduação, atuar no ensino superior e dar suporte aos outros campos de conhecimento. Tendo em vista a amplitude dos objetivos do curso pretende-se que seus egressos apresentem a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, com alto grau de conhecimento no seu campo de atuação, com alto nível de consciência do seu papel social, bem como a capacidade de exercer liderança.

Primando à formação de profissionais com as características mencionadas acima, o Departamento de Matemática da UNIR opta por garantir a seus professores ampla liberdade na escolha de metodologias de ensino, assumindo a perspectiva de que a diversidade de abordagens na sala de aula propicia aos alunos uma formação sólida e global.

O Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Rondônia valoriza ainda os conhecimentos obtidos pelos alunos ao longo dos anos iniciais de sua formação nos ensinos fundamental e médio, oferecendo disciplinas nos primeiros períodos que, além de reforçarem a formação previamente obtida, promovem a integração com as disciplinas mais avançadas do 840; 32% 380; 14% 420; 16% 200; 7% 280; 11% 180; 7% 60; 2% 280; 11% Perfil de formação Disciplinas básicas Álgebra Análise Geometria/Topologia Disciplinas aplicadas Disciplinas optativas AC ACEX 190 curso, mostrando aos alunos como os conhecimentos obtidos nos anos iniciais de sua formação escolar se relacionam com os conteúdos mais avançados da matemática.

As atividades de investigação devem constituir um foco prioritário no desenvolvimento curricular. Os profissionais formados deverão ter competência para formular questões que estimulem a reflexão, sensibilidade, criatividade, originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e propostas de solução dos problemas. As atividades de investigação serão implementadas pelos métodos mais tradicionais, de uso mais conhecido, como projetos de iniciação científica, reuniões científicas, ciclos de palestras, etc.

No que se refere à metodologia de ensino, adota-se uma ampla gama de metodologias de acordo com a disciplina e com o professor que a ministra, sempre primando pela formação profissional com competência e habilidade.

Em contextos de calamidade, como o da pandemia COVID-19, o uso de plataformas digitais e aplicativos que permitem o ensino de forma remota, tanto na modalidade síncrona como assíncrona, bem como metodologias alternativas de avaliação que fazem uso de tais recursos, mostraram-se cruciais e possibilitaram às Atividades Remota Emergencial (ARE) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UNIR durante a referida pandemia. Consideramos que tais recursos poderão ser incorporados às disciplinas do curso, permitindo o ensino híbrido presencial-remoto, desde que devidamente regulamentados pelo governo federal, pelos órgãos superiores da universidade e pelo conselho de departamento.

O tópico avaliação na Universidade Federal de Rondônia compreende a autoavaliação institucional (Sec. 4.1), desenvolvida objetivando melhorar o desempenho dos cursos na avaliação externa pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); e a avaliação da aprendizagem dos alunos (Sec. 4.2), regida pela Resolução no 338/CONSEA, de 14 de julho de 2021.

No Curso de Bacharelado em Matemática as formas de avaliação propostas são as seguintes: provas individuais, escrita ou oral; testes; trabalhos escritos individuais ou em equipe; apresentação oral individual ou em equipe; trabalhos práticos e seminários; elaboração de projetos; realização de pesquisa bibliográfica; projetos interdisciplinares; entre outros.

No ensino de Matemática, a tradicional prova individual é de grande relevância no processo de avaliação, pois permite avaliar diversas competências, tais como a capacidade de expressão na forma escrita com clareza e precisão, a capacidade de utilizar conceitos e técnicas, a capacidade 192 de compreender, criticar e utilizar novas ideias na resolução de problemas, a habilidade de identificar, formular e resolver problemas usando o rigor lógico-científico em sua análise e a capacidade de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Já as outras formas de avaliação permitem avaliar competências, como a capacidade de trabalhar em equipe, a capacidade de utilizar novas tecnologias, a capacidade de aprendizagem, a capacidade de analisar e formular problemas matemáticos, entre outras. A cada bimestre será atribuída uma nota, proveniente de uma média ou não, para as disciplinas de caráter expositivo e sobre a responsabilidade do professor da disciplina.

A avaliação deve acontecer de forma processual, cumulativa e contínua, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, conforme dispõem a LDB 9394/96 e a Resolução 338/CONSEA, de 14 de julho de 2021. A aprovação ou não em uma disciplina segue as normas previstas no art. 120, seção IX, do regimento Geral da UNIR; no entanto, para melhor orientar docentes e discentes do curso, elencamos a seguir algumas informações importantes:

• Para efeito de aprovação ou reprovação, considera-se “rendimento escolar” o grau de aplicação do aluno nos estudos, no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

• Para avaliar o rendimento escolar do acadêmico, sugere-se que, a cada semestre letivo, o aluno seja submetido a 3 (três) avaliações que constarão de:

a) Divisão do conteúdo da disciplina em três partes e aplicação de três avaliações, AV1, AV2 e AV3, cada avaliação (provas, seminários e/ou outras atividades) terá nota de 0 (zero) a 10,0 (dez);

b) A média (M) será obtida pela média aritmética simples das três avaliações, ou seja, M = (AV1+ AV2 + AV3) / 3; A nota final (M) deverá ser registrada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), em números inteiros ou em fração decimal de uma casa, como resultado do cálculo de todas as avaliações, conforme descrito no plano de ensino;

c) O aluno com M ≥ 6,0 será aprovado, caso contrário, fará uma avaliação repositiva para substituir a menor nota das três obtidas. Em seguida, é feita novamente a média aritmética que deverá ser ≥ 6,0, para aprovação; d) Será atribuída nota zero ao discente que entregar a avaliação em branco ou se ausentar;

e) Os conteúdos avaliados na prova repositiva devem ser os mesmos previstos no plano de ensino;

f) Para aprovação que trata o item (c), o aluno deverá ter o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, caso contrário, será reprovado por falta;

g) Será concedida segunda chamada para os discentes que faltarem à avaliação, nos casos amparados por lei ou por força maior, aprovado pelo Conselho de Departamento. O prazo máximo para solicitação de segunda chamada pelo discente é de 72 (setenta e duas) horas a contar da aplicação da avaliação. O encaminhamento desta solicitação deve ser enviado ao chefe do departamento que, por sua vez, terá 48 (quarenta e oito) horas para deferir ou indeferir o pedido, com base na legislação vigente, e comunicar aos interessados.

Os demais casos serão atendidos em conformidade com a Resolução 338/CONSEA, de 14 de julho de 2021, que regulamenta o sistema de avaliação discente da UNIR.

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