O Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia da UNIR tem como proposta discutir, do ponto de vista histórico e historiográfico, as questões do espaço regional amazônico, e suas relações com a nação e com as fronteiras (nacional, internacional e simbólicas). As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa estão assentadas sobre a reflexão histórica da região, baseadas na perspectiva amazônica, podendo envolver a política, em seu sentido amplo, a cultura, as estruturas sociais, as etnicidades e as relações do ser humano com e na Floresta Amazônica. A abordagem dos espaços societários na Pan-Amazônia e a constituição das identidades históricas pelo viés das relações de poder, da economia, da sociedade, das marcas da cultura e do patrimônio material e imaterial, e das suas representações simbólicas e do imaginário. Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico em História tem por finalidade formar profissionais qualificados ao nível do mestrado em História, capazes de contribuir para o desenvolvimento educacional e científico das relações construídas na Pan-Amazônia. O sistema de oferta é gratuito e presencial, em período integral, podendo, em casos específicos, proporcionar atividades virtuais e semipresenciais.
1) Populações, etnicidades e cultura: usos e representações. Tem por objetivo o entendimento histórico das relações sociais amazônicas e a construção de sua trama cultural, desde a pré-história amazônica, passando pela colonização portuguesa/espanhola e a constituição da fronteira interna, oriunda dos processos de expansão, sobretudo no século XX. Para consolidar os objetivos desta linha de pesquisa, é necessária a produção de estudos e pesquisas de múltiplas abordagens. São eles: história social e cultural na Amazônia; sobre a cultura e suas linguagens na Amazônia; sobre o patrimônio histórico material e imaterial na Amazônia; sobre populações indígenas e afrodescendentes na Amazônia; sobre gênero e sexualidade na Amazônia; e sobre a religiosidade e suas representações e práticas na Amazônia.
2) Trabalho, poder e práticas sociais. Tem por objetivo o entendimento histórico da construção das relações de poder na Amazônia, a partir de enfoques interpretativos diversos, sejam eles fundados na abordagem política, sociológica, econômica ou antropológica. Privilegia, sem ser excludente, a compreensão da construção da sociedade amazônica em suas dimensões urbanas ou rurais; colonizadores ou colonizados; agricultores e coletores etc. As temporalidades dessa construção societária amazônica compreendem a pré-história amazônica, passando pela colonização portuguesa/espanhola e a constituição da fronteira interna, oriunda dos processos de expansão, sobretudo no século XX. Para consolidar os objetivos desta linha de pesquisa, é necessária a produção de estudos e pesquisas de múltiplas abordagens. São eles: estudos sobre a pré-história amazônica e as populações indígenas; estudos sobre o processo de colonização portuguesa/espanhola e suas relações com as populações nativas; estudos sobre a colonização regional, com enfoque para a Pan-Amazônia Sul-Ocidental; estudos sobre a construção e apropriação da fronteira amazônica; estudos sobre os conflitos produzidos pela expansão econômica sobre a Amazônia; estudos sobre o desenvolvimento econômico regional; estudos sobre política públicas e seus impactos regionais; estudos sobre movimentos sociais na Amazônia; e estudos sobre a formação societária regional.
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Pacheco
Vice-coordenador: Prof. Dr. Rogério Sávio Link
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento