Dissertações/Teses

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2019
Dissertações
1
  • JULIANA CANDIDO MATIAS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA-RO: A PERSPECTIVA DOCENTE

  • Orientador : JOSEMIR ALMEIDA BARROS
  • Data: 27/03/2019
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  • Esta pesquisa teve como objetivo central: compreender o que pensam os professores e professoras que fazem parte do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sobre sua real contribuição para suas práticas educacionais e se isso tem influenciado nos índices educacionais da escola (lócus) participante. Para isto, foram estabelecidos três objetivos específicos: i) Identificar e analisar como os professores conciliam o estudo com suas responsabilidades profissionais: planejamento, reforço, recuperação, instrumentais de avaliação, entre outros ii) Analisar as concepções de políticas públicas de formação (PNAIC) externadas por meio do fazer docente de professores e professoras partícipes do programa iii) Investigar a influência do programa enquanto política pública quanto à qualidade da educação no Brasil. Utilizou-se o materialismo histórico, como método de análise Marx (1998) e seus desdobramentos da Pedagogia Histórico-Crítica: Santos Junior (2018), Lombardi (2018) e Saviani (1993; 2011; 2018). Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas: a primeira foi um mapeamento quantitativo das escolas e profissionais participantes do programa. A segunda, de caráter qualitativo mediante amostragem, foi ouvida a opinião dos sujeitos envolvidos. A terceira etapa se deu pelo levantamento dos índices educacionais da escola (lócus) participante do programa. O levantamento dos dados foi possíveis com o uso de questionário, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os métodos evidenciam, portanto, que asperspectivas docentes revelados pela pesquisa, embora em alguns pontos divergentes, reafirmam a continuidade dos referenciais teóricos já conhecidos em formações docentes anteriores fomentadas pelo Governo Federal, mas também afirma a necessidade e satisfação das professoras alfabetizadoras em estarem juntas no momento da formação em meio à adequação constante da rotina escolar para possibilitar os encontros em horários opostos de trabalho e que, em alguns casos como as professoras de 25 horas, ultrapassam sua carga horária contratual. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola (lócus) foram confrontados com demais fontes a exemplo do Programme for International Student Assessment (PISA) e políticas educacionais - Classes de aceleração e implementação do Ciclo Básico de Alfabetização - que mostram uma incoerência no cálculo para o alcance dos resultados, o que pode contribuir para que os índices não revelem totalmente a realidade educacional da escola (lócus) da pesquisa.

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  • MARCIO DA COSTA MURATA
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Avanços a partir do PNAIC

  • Orientador : WENDELL FIORI DE FARIA
  • Data: 15/04/2019
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  • O objetivo da presente dissertação foi analisar se a formação continuada ofertada no PNAIC proporcionou a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos, necessários ao desenvolvimento do trabalho do professor alfabetizador. Esta pesquisa foi realizada em junho de 2018, com quatro professoras alfabetizadoras de uma escola municipal na zona rural de Campo Novo de Rondônia, que participaram do curso de formação continuada (PNAIC). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com a intenção de identificar se houve melhorias no processo de ensino e de aprendizagem a partir da formação continuada. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de aplicação de questionários e leitura dos documentos do PNAIC. O percurso investigativo envolveu, como eixos de discussão, a formação docente, em especial, a formação continuada como parte dos conhecimentos pedagógicos. Após o levantamento, coleta e análise de dados, os resultados foram embasados pela teorias dos autores que fundamentam a formação continuada de professores, como Alarcão (2005), Imbernón (2009),Schöns (1992), Nòvoa (1992,1995), Pimenta (1999), Ribeiro (2006), Tardif (2002), e os autores que fundamentam a alfabetização, como Emilia Ferreiro (1999) e Paulo Freire (2001), Ana Teberoski (1985), e os autores que fundamentaram a metodologia, entre eles, Bogdan e Birklen (1994), Bardin (2011) e Barbour (2009), entre outros. Na análise e interpretação dos dados trabalhamos com análise de conteúdo, técnica categorial à priori, com quatro categorias retiradas do questionamentos. As análise das falas das professoras evidenciam que a formação continuada trouxe novos conhecimentos teóricos e práticos, com grandes avanços para a formação de professoras alfabetizadoras, contribuindo, assim, no ensino aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que a formação continuada necessita tornar-se permanente, pois percebeu-se que os sujeitos pesquisados melhoraram os conhecimentos teóricos e práticos na alfabetização. Conclui-se que as políticas educacionais para alfabetização devem continuar com programas de formação permanente para professores da alfabetização, pois, assim, continuará a proporcionar a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos, necessários ao desenvolvimento dos professores alfabetizadores, assim, é possível que se tenha uma educação de qualidade no Brasil.

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  • MARIA DE FATIMA DOS SANTOS MENDONCA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM HUMAITÁ – AM

  • Orientador : CLARIDES HENRICH DE BARBA
  • Data: 15/04/2019
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  • A educação escolar indígena está assegurada constitucionalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996), mas encontra dificuldades para a implementação de políticas públicas educacionais que assegurem o reconhecimento e a valorização da sociodiversidade dos povos indígenas. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Educação de Humaitá/AM, como implementadora de ações para formação de professores indígenas, vem desenvolvendo parcerias com a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, com a Universidade Estadual do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas com a finalidade de promover a formação de professores indígenas da rede municipal. A partir desta realidade, esta pesquisa tem a seguinte questão problematizadora: “Como são realizados os cursos de formação de professores indígenas da rede municipal de educação de Humaitá/AM?” Inerente a esta questão, nosso objetivo geral foi: “Compreender como ocorre a realização de cursos de formação de professores indígenas da rede municipal de educação de Humaitá/ AM”. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo fases documental e empírica. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturada e documentos da Coordenação Escolar Indígena/SEMED-Humaitá. Como participantes da pesquisa, foram entrevistados cinco professores indígenas, 3 lideranças indígenas e a secretária municipal de educação de Humaitá-AM no primeiro semestre de 2018. Os resultados revelam que os cursos de formação de professores indígenas puderam desenvolver o conhecimento antropológico e sociedade envolvente para contemplar a realidade e identidade local na sua inserção nas aldeias. Embora, o processo formativo teve grandes dificuldades de realização devido a logística, a infraestrutura e a falta de recursos, as análises permitem concluir que as políticas educacionais devem garantir o processo formativo da educação escolar indígena de Humaitá para legitimar a sua resistência no contexto sociopolítico e cultural.

     

     

     

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  • ADRIANA MARTINS CARNEIRO RANUCCI
  • A INTEGRAÇÃO CURRICULAR POLITÉCNICA FRENTE ÀS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES

     

  • Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
  • Data: 30/04/2019
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  • Esse trabalho tem por objetivo analisar a integração curricular politécnica frente às políticas de educação integral implantadas no município de Ariquemes. Para alcançar esse propósito, lançou-se mão da técnica de leitura histórico-crítica para identificar concepções do currículo das teorias pedagógicas tradicionais, críticas, pós-críticas, bem como as implicações teórico-metodológicas dos currículos de experiências brasileiras significativas, entre as quais a Escola-Parque, o Centro Integrado de Educação Pública, o Centro Educacional Unificado e o Projeto Burareiro de Educação Integral. Além disso, também, buscou-se identificar as concepções curriculares das políticas de educação em tempo integral no período entre 1996 e 2016, expressas pela Lei 9.394/1996, Portaria Normativa Interministerial 17/2007, Lei 13.005/2014 e Portaria 1.145/2016. A pesquisa de campo foi operacionalizada por meio de observação participante, de entrevista e da aplicação de survey multifatorial, nas duas escolas, que constituem a base empírica desta pesquisa, identificadas pelos codinomes Canaã e Marechal Rondon, com a finalidade de apreender os processos educativos de integração curricular. Tendo por base os princípios epistemológicos da pedagogia histórico-crítica e da concepção politécnica de educação, a análise dos resultados chegou às seguintes conclusões: a) Nos projetos político-pedagógicos das escolas pesquisadas, a concepção de currículo, ainda que explicite orientação crítica, se encontra no âmbito das pedagogias tradicionais; b) No caso da escola, onde aconteceu a experiência do Projeto Burareiro de Educação Integral, existem algumas evidências da concepção curricular daquele projeto, mas prevalece as noções curriculares do Projeto Burareiro em Tempo Integral e das políticas de educação integral expressas pelo Programa Mais Educação; c) A implementação da integração curricular politécnica, na forma como pensada no Projeto Burareiro de Educação Integral e desenvolvida em vários cursos de extensão pelo Grupo de Pesquisa CIEPES/UNIR, só seria possível se houvesse iniciativa oficial por parte do município; d) Por decorrência, concluiu-se que, tal implementação, está na dependência de superação dos entraves encontrados como a descontinuidade das políticas educacionais, a ausência dos investimentos pelo governo municipal, a inadequação da estrutura dos espaços físicos, o baixo investimento na formação dos profissionais envolvidos no processo educativo, a falta do planejamento coletivo e a alta rotatividade dos profissionais dos laboratórios e das atividades culturais.

2018
Dissertações
1
  • DAYANE FERNANDES FERREIRA
  • DESAFIOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM RONDÔNIA: UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA

  • Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
  • Data: 13/09/2018
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  • O processo de produção capitalista demarca o caráter educacional de um país e o ensino modifica-se conforme a complexificação tecnológica do processo produtivo. Nesta mesma perspectiva, difundem-se as políticas públicas e as formações dos profissionais que atendem à demanda educacional. Com base nestas prerrogativas, esta dissertação se propôs a apresentar os desafios da Orientação Educacional (OE) em Rondônia, sob a perspectiva da educação integral politécnica. Diante disso, buscou-se responder a seguinte problemática: Quais os desafios da orientação educacional, sob a perspectiva da educação integral politécnica, na escola de educação integral em Rondônia? Para cumprir tal propósito foi necessário ir além das aparências do discurso oficial proclamado. E para tal, a presente investigação envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em duas escolas que receberam a implantação do Projeto Guaporé, localizadas no município de Porto Velho/RO. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram os estudos sobre  educação integral politécnica amparada pelos estudos de Maciel (2017, 2018), a base teórica proposta pela Pedagogia Histórico-Critica (SAVIANI, 2008), o conceito de paradigmas técnico-econômicos  Kuhn (2011) e  Freeman e Perez (1988) e sua relação com as políticas do sistema educacional brasileiro e os estudos acerca da orientação educacional, desde seu início no Brasil até os dias atuais, realizados por Grinspun (1983, 2008, 2010, 2012). A pesquisa documental envolveu a apreensão das legislações que norteiam a implantação do Projeto Guaporé de Educação Integral no Estado de Rondônia e as atribuições do orientador educacional. A pesquisa de campo abrangeu entrevistas semiestruturadas com três orientadoras educacionais, duas na escola denominada “escola A” e uma na escola denominada “escola B”. Também englobou observação da rotina cotidiana das orientadoras. Através do materialismo histórico-dialético foi possível compreender a realidade histórico-concreta do trabalho da orientação educacional no Projeto Guaporé. Identificou-se, os desafios, sob a perspectiva da educação integral politécnica, entre os quais estão, o de superar as rupturas entre concepção e execução da proposta de educação integral nas escolas estudadas, bem como o reflexo destas rupturas nas atividades e atribuições desenvolvidas no cotidiano da orientação educacional. Do mesmo modo como continua sendo um desafio, o trabalho de intervenção educativa nas dificuldades de aprendizagem, na orientação profissional e na formação para uma cidadania emancipatória.

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  • LUIS ADRIANO FERMOW
  • A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O PRONATEC E SUA APLICAÇÃO NO SUL DE RONDÔNIA

  • Orientador : MARILSA MIRANDA DE SOUZA
  • Data: 10/10/2018
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  • A dissertação trata-se de uma pesquisa sobre a execução do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC no sul de Rondônia. O trabalho analisa os objetivos e as concepções políticas, econômicas e pedagógicas do PRONATEC como política pública de educação, identificando as formas de favorecimento às instituições privadas e o fortalecimento do processo de privatização do ensino profissionalizante no Sul do Estado de Rondônia e apontar as possíveis consequências para a formação dos trabalhadores. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de pesquisas bibliográficas e de campo envolvendo sete munícipios do sul de Rondônia, instituições de ensino profissional, gestores e professores que atuaram na oferta do PRONATEC entre os anos de 2011-2016 como base para construção de nossa análise sobre o objeto investigado. Optamos pelo método do materialismo histórico-dialético como base teórica e epistemológica para a realização da pesquisa, sob as categorias totalidade, trabalho, contradição e práxis como categorias de análise dos dados a fim de compreendermos a essência do fenômeno investigado. Constata-se, como resultado de nossas analises que a oferta do PRONATEC está carregada de contradições. O PRONATEC, como política pública, apresenta-se como assistencialista, assim como o histórico de oferta de Educação Profissional no Brasil; revela-se dualista, ao ponto de não conseguir conciliar a educação Profissional ao ensino regular; revelou-se como uma política privatizante, materializando as diretrizes dos organismos internacionais que indica a diminuição do papel do Estado; com o discurso da empregabilidade, oferece uma educação precária às classes trabalhadoras. Defendemos neste trabalho uma proposta de Educação Profissional que rompa com o viés dualista e ofereça uma educação politécnica e onilateral.

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  • TATIANE FURTADO RICARTE
  • A gênese da Escola Popular e sua experiência de educação integral desenvolvida na Escola Família Camponesa na década de 1990 em Machadinho d’Oeste-RO

  • Orientador : MARILSA MIRANDA DE SOUZA
  • Data: 10/10/2018
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  • Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a gênese da Escola Popular, seus fundamentos teóricos e práticos aplicados na Escola Família Camponesa na década de 1990 em Machadinho d’Oeste-RO, identificando os processos de desenvolvimento da educação integral e sua contribuição na organização do movimento camponês e operário. Buscou-se conhecer as origens da Escola Popular no processo de implantação da Escola Família Camponesa, sua organização e expansão para outros Estados da Federação, além de sua proposta pedagógica, objetivos e princípios filosóficos. Trata-se de um estudo baseado no método do materialismo histórico-dialético, tendo como base quatro categorias fundamentais, a saber: totalidade, contradição, ideologia e práxis. Os sujeitos da pesquisa foram professores e camponeses que ajudaram a construir a Escola Popular em Rondônia. Utilizou-se para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a entrevista semiestruturada e a análise documental. A pesquisa revelou que a Escola Popular foi proposta pela Liga dos Camponeses Pobres- LCP e nasceu articulada aos interesses dos camponeses em sua luta pela terra e pela transformação da sociedade, envolvendo camponeses, professores, estudantes e apoiadores que edificaram coletivamente a construção de uma escola de novo tipo, de politização, trabalho e luta. Devido aos problemas não solucionados, a Escola Família Camponesa funcionou apenas três anos. Os princípios pedagógicos e filosóficos da Escola Popular aplicados na Escola Família camponesa se fundamentam no marxismo e nos aportes das experiências da União Soviética e da China Socialista durante a Grande Revolução Cultural Proletária- GRCP (1966-1976). A pesquisa apontou também alguns elementos da educação integral na perspectiva marxista existentes na Escola Família Camponesa, como o seu funcionamento em tempo integral, a aplicabilidade do princípio da coletividade e da linha de massas. A escola estava ligada à realidade concreta unindo estudo e trabalho produtivo e servia como instrumento de politização para os camponeses, contribuindo com a formação de quadros dirigentes para os movimentos sociais. A Escola Popular refuta a democracia burguesa, defendendo a Revolução de Nova Democracia, interrupta ao socialismo a fim de destruir o capitalismo burocrático, o latifúndio e o imperialismo. Discute-se que o Brasil é um país dominado pelo imperialismo que desenvolve um capitalismo burocrático, semifeudal e semicolonial, por não ter realizado a revolução burguesa e mantido historicamente a questão agrária, com a mais elevada concentração da terra. A dominação imperialista ocorre também na superestrutura. Os organismos internacionais ditam as politicas educacionais e as pedagogias liberais pós-modernas conforme os interesses do mercado capitalista. As concepções e práticas da educação socialista têm sido aplicadas como educação de resistência a exemplo da pedagogia histórico-crítica nas escolas estatais ou em experiências profundamente vinculadas à luta de classes, como a Escola Popular.

     

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  • DIONE MARTINS MAGALHAES
  • A Formação Docente dos Alfabetizadores na Educação Prisional: o que a prática revela.

  • Orientador : NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
  • Data: 22/10/2018
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  • A educação sistematizada se manifesta no âmbito prisional assentada em contradições que influem consideravelmente na formação continuada do professor. Nesse sentido, apontamos a importância da efetivação de políticas públicas que garantam um Processo de Formação Continuada para os docentes que atuam nesse contexto, fim de garantir um processo de ensino de qualidade. O presente trabalho de pesquisa tomou a seguinte questão norteadora: como acontece a formação continuada dos alfabetizadores que atuam na EJA em contexto prisional no município de Porto Velho/RO? Situada nos Complexos Penitenciários do município de Porto Velho-RO. Logo, objetivou-se descrever o percurso formativo dos professores que atuam na alfabetização de Adultos em contexto prisional no município de Porto Velho-RO, a fim de identificar as reais necessidades de formação docente continuada desses profissionais nesse espaço. Como procedimento metodológico priorizou-se a pesquisa qualitativa de caráter descritiva-exploratória, mediante a análise documental acerca de textos legais e de orientação que versam sobre a Educação Prisional. Os estudos bibliográficos subsidiaram a discussão teórica sobre a Formação docente continuada e tendências pedagógicas, onde evidenciou-se a concepção de formação docente a partir de Freire como principal postulado para embasar as análises. Optamos por dois instrumentos para obtenção dos dados empíricos: o primeiro foi o questionário utilizado para coletar dados que definiram o perfil dos sujeitos da pesquisa de modo a caracterizá-los com informações pessoais, profissionais, e, informações sobre o contexto prisional. O segundo foi à entrevista semiestruturada elaborada com base nos objetivos geral e específicos. Como sujeitos da pesquisa, elegemos 7 (sete) alfabetizadoras. Evidenciou-se nas falas das alfabetizadoras que suas necessidades de formação continuda estão direcionadas às questões relacionadas à rotina carcerária e dilemas advindo desta rotina; dificuldades de ambientação no sistema carcerário, o que caracterizando um trabalho docente especifico nesses espaços, às suas metodologias, avaliações e fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. Entretanto, essas questões surgem a partir da ainda pouca compreensão e discussão acerca dessas especificidades em processos formativos tanto por parte das instituições de formação de professores como pelas redes de ensino, responsáveis pelo funcionamento da educação escolar nos espaços de privação de liberdade. Sendo assim, destaca-se a importância de ampliar a discussão e também de repensar as estratégias formativas, envolvendo os docentes desde o planejamento até as formas como aprendem, e, ooportunizar a oferta de formação continuada, de forma sistematizada, que leve em consideração as particularidades do contexto carcerário e necessidades pedagógicas inerentes a prática de alfabetização para Jovens e Adultos privados de liberdade.

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  • FABIANO SALES DE AGUIAR
  • CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE NOVA-MAMORÉ-RO

  • Orientador : NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
  • Data: 22/10/2018
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  • Sabemos que a sociedade atual está centralizada na escrita, ou seja, vivemos em uma sociedade grafocêntrica. Por esse motivo, não podemos mais ter em mente que basta alfabetizar a criança para tudo estar resolvido e o aluno habilitado para seguir adiante. Também não é possível conceber uma educação meramente tradicional com atividades decorativas baseadas somente na decodificação de palavras. E necessário, portanto, que o aluno seja letrado para que possa usar a leitura e a escrita de forma adequada na sociedade, que cada vez mais exige do cidadão a capacidade de se sobressair em um mundo altamente competitivo. Assim sendo, através da alfabetização, baseada em práticas de letramento, o aluno pode compreender que o mundo da escrita precisa ter sentido para ele e que ler e escrever não se resume apenas a atividades de memorização, ou seja, decorar palavras sem nenhum sentido. O presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções de professores alfabetizadores sobre alfabetização e letramento e os pressupostos teóricos que fundamentam suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Nova-Mamoré – RO. Com o intuito de realizar a investigação, foram selecionadas seis professoras de um total de doze alfabetadores, que foram escolhidas pela formação em Pedagogia, pelo tempo de experiência e por terem passado pela capacitação oferecida aos alfabetizadores via Governo Federal em parceria com os estados e municípios denominada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, de Língua Portuguesa – PNAIC. A pesquisa foi efetuada na escola EMEIF Cel. Jorge Teixeira de Oliveira nos meses de outubro e novembro de 2017, onde os dados foram colhidos através da aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada, e analisados a partir da estruturação de categorias temáticas (elaboradas a priori), tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). O referencial teórico adotado para a realização deste trabalho serviu como base para a compreensão do processo de alfabetização atrelado às praticas de letramento, mediante o estudo das teorias de Cagliari (1998, 2009), Ferreiro & Teberosky (1985), Moraes (2012), Soares (1998, 2002, 2003, 2004, 2005, 2011, 2017), Tfouni (1995), Kleiman (2005) entre outros, por suas relevantes contribuições ao tema estudado. Os dados indicaram que as professoras compreendem a alfabetização como o processo de apropriação do código escrito, concepção que se relaciona com os ideais de um processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica. Já as ideias sobre o letramento estão próximas ao entendimento do ensino relacionado a uma prática social de uso da leitura e da escrita. Contudo, nas falas das educadoras em questão não se vê uma conexão entre alfabetização e letramento. É possível perceber que as professoras interpretam a alfabetização como um fim e não como um processo em constante construção, e tratam o letramento como um método didático pré-estabelecido para o trabalho com textos de circulação social. A linguagem é um fenômeno social e, por isso, o processo de alfabetização pode e deve preparar o aluno para atuar na realidade em que estiver inserido. Tais ideais só podem ser alcançados com o rompimento de paradigmas tradicionais, percebendo-se, assim, que não basta apenas ensinar o aluno a ler e escrever, mas, sim, práticas que priorizem o alfabetizar letrando.

6
  • DELZIANA DE OLIVEIRA
  • As Tecnologias Emergentes na percepção de formandos em Pedagogia e por professores de Porto Velho/RO

  • Orientador : RAFAEL FONSECA DE CASTRO
  • Data: 29/10/2018
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  • A sociedade atual se caracteriza por mudanças rápidas e constantes, muito em função da expansão das tecnologias emergentes (TE), conduzindo a uma reestruturação em todas as relações sociais e também na Educação. A presente dissertação de mestrado toma como base teórica autores vinculados à Psicologia Histórico-Cultural da Atividade (CHAT) e à Pedagogia Histórico-crítica (PHC), na perspectiva de pensar o homem como um ser social, que vivencia contradições em suas práticas sociais. O estudo objetiva investigar as percepções dos formandos em Pedagogia do ano de 2018, quanto ao uso das TE na sua futura atuação docente e as dos professores sobre as suas práticas nas escolas no que se refere à possibilidade de uso dessas tecnologias. À luz de autores como Lev Vygotsky, Alexis Leontiev, Dermeval Saviani, Newton Duarte, João Luiz Gasparin, Vani Kenski, entre outros, utiliza de uma abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo exploratória. Adota como campo empírico o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e duas escolas da rede municipal de Educação de Porto Velho/RO. Os sujeitos são 100% da turma de formandos de um curso de Pedagogia e doze professores da rede municipal, sendo seis de cada escola. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário aos formandos de Pedagogia e a entrevista aos dois grupos de professores das escolas municipais. A análise de dados será realizada por meio de análise textual discursiva, como proposto por Roque Moraes. Busca-se, a partir desse perspectiva investigativa, evidenciar elementos sobre a realidade vivida pelos professores em atuação em sala aula e suas relações com as percepções dos futuros professores que estão sendo formandos no curso de Pedagogia quanto ao uso das TE como mediadores pedagógicos.

7
  • ELCILENE NEVES DE ARAUJO RIBAS
  • A Política do MEC para o Ensino Médio em Tempo Integral e a Proposta Implantada e Implementada pela Secretaria de Estado da Educação em Rondônia: aproximações e distanciamentos

  • Orientador : ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
  • Data: 29/10/2018
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  • RESUMO

    O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI foi implantado no ano de 2016, pelo Ministério da Educação, por meio da Medida Provisória n° 746/2017, e regulamentado pela Lei nº 13.415/2017, com o propósito de apoiar a ampliação da oferta de Educação de Ensino Médio em Tempo integral na rede pública nos estados e no Distrito Federal, transferindo recursos financeiros para as Secretarias de Educação. Com o objetivo de promover o acesso ao Ensino Médio de qualidade, garantindo o domínio das áreas de conhecimento previstas para cada ano escolar, bem como o desenvolvimento de valores e competências necessárias para o século XXI e elevar os índices de desempenho internos, contribuindo com a melhoria dos índices externos ao formar jovens competentes, dotados de autonomia e solidariedade, o Estado de Rondônia, por meio da SEDUC, aderiu ao programa no ano de 2016, implantando o programa EMTI - Novo Tempo em 10 unidades de ensino, localizadas em 10 municípios distintos. Para a realização desta pesquisa, selecionamos cinco escolas, localizadas nos municípios de Ariquemes, Alta Floresta, Jaru, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar em que aspectos a proposta do Ensino Médio em Tempo Integral apresentada pelo Ministério da Educação se aproxima e se distancia da proposta implantada pela Secretaria de Estado da Educação, nas cinco escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Estado de Rondônia. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter descritivo-documental, com abordagem quantitativa e qualitativa, com referencial epistemológico fundamentado à luz de autores que estudam a temática em pauta. Com relação aos estudos documentais, analisamos a Legislação e outros documentos pertinentes à Educação Integral e em Tempo Integral no Brasil e no estado de Rondônia. No que tange à parte empírica, analisamos dados coletados por meio de aplicação de questionários abertos a dois grupos de sujeitos participantes: a Equipe de Implantação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e os Gestores das Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral dos cinco municípios, totalizando nove participantes. Os resultados da pesquisa documental demonstraram que o Estado de Rondônia se aproximou da proposta apresentada pelo MEC nos aspectos legal, administrativo, pedagógico e financeiro. Em relação à pesquisa empírica, verificamos que houve aproximação entre a proposta do MEC e da SEDUC nas categorias: Avaliação do Programa, Proposta Pedagógica da Escola do Novo Tempo, Contribuição para o Ensino Médio em Tempo Integral e Desafios na Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral, nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro. Houve distanciamento em relação às categorias Avaliação do Programa e Dificuldades na implantação da escola de EMTI - Novo Tempo. O Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia tem contribuído para a melhoria do ensino e da aprendizagem, bem como na formação integral do estudante, com a proposta pedagógica inovadora de ampliação de tempos e espaços na escola, proporcionando ao estudante aprendizagem significativa.

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  • JADIAEL RODRIGUES DA SILVA
  • AS TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROJETO HMOBILE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CANDEIAS DO JAMARI/RO

  • Orientador : ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
  • Data: 29/10/2018
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  • RESUMO

    Nas últimas duas décadas, a sociedade experimentou uma revolução tecnológica sem precedentes. Esse fenômeno afetou diretamente as formas das relações humanas, principalmente com a evolução da internet e das tecnologias móveis que convergiram para si, diversas outras tecnologias, transformando-se numa ferramenta ubíqua. Nos dias atuais, vivemos numa sociedade conectada. Buscando acompanhar esses processos de mudanças e preparar os jovens para lidar com essas tecnologias, que estão nas mais diversas áreas do mundo social, diversos programas governamentais foram criados para incorporar as Tecnologias nas escolas públicas da Educação Básica. Entretanto, os resultados advindos com base no panorama social sinteticamente exposto, bem como, em inquietações advindas da prática docente é que se decidiu investigar como as tecnologias móveis estão inseridas no contexto escolar. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão norteadora: como o uso das tecnologias móveis, em especifico do aplicativo Hmobile, podem proporcionar inovações no ensino e na aprendizagem de História? Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar de que maneira o uso das tecnologias móveis, em específico o aplicativo Hmobile, podem proporcionar inovações no ensino e aprendizagem de História. Sendo estabelecidos ainda, três objetivos específicos: 1. Averiguar a viabilidade do uso do aplicativo Hmobile, na disciplina de História, nas turmas de Ensino Médio EJA; 2. Identificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos a partir do uso do aplicativo Hmobile; 3. Relacionar as condições necessárias na escola para que o professor de História possa inovar no processo de ensino e aprendizagem, em sala de aula, com o uso do aplicativo Hmobile. Para alcançar os objetivos, a análise foi baseada nos resultados da pesquisa empírica. A metodologia teve caráter de Pesquisa-Ação, com abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e análise documental.  Para realizar a análise dos dados coletados, foi utilizado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Os sujeitos da pesquisa são alunos das turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, que estudam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, da Escola de Ensino Fundamental e Médio, Carlos Drummond de Andrade (escola pública da rede estadual), situada no município de Candeias do Jamari/RO. O critério de inclusão dos sujeitos no estudo consistiu no fato do pesquisador desenvolver um projeto de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no ensino da disciplina História, no qual teve como objetivo o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, criado pelo próprio pesquisador, como ferramenta pedagógica. Nos resultados, percebeu-se a relevância que as TDIC, em especial as tecnologias móveis, possuem na atualidade como ferramentas pedagógicas. E que, ao se apropriar delas de maneira adequada, houve contribuição para melhorar a aprendizagem dos alunos, aproximando-os da disciplina História, considerando que foi possível detectar que os alunos apontaram o uso da ferramenta como uma novo método de estudar, além de evidenciarem algumas facilidades consideradas pelos mesmos.

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  • LUCIANA REGINA NOBRE
  • A atuação do Coordenador Pedagógico nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Programa Escola do Novo Tempo

  • Orientador : ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
  • Data: 29/10/2018
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  • RESUMO

     A atuação do profissional denominado Coordenador Pedagógico tem passado por mudanças significativas em virtude tanto das alterações em relação a formação inicial do Pedagogo Escolar, devido a modificações na legislação, quanto em atendimento as demandas provenientes da implantação de políticas públicas, dentre elas a de educação integral. Partindo desta contextualização a questão problematizadora deste estudo foi: Como os Coordenadores Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia concebem seu papel quanto à operacionalização do Programa Escola do Novo Tempo tendo em vista a reestruturação de suas atribuições? Em consonância com este questionamento apresentado o objetivo geral foi analisar como os Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia concebem seu papel quanto à operacionalização do Programa Escola do Novo Tempo tendo em vista a reestruturação de suas atribuições. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória e descritiva com fase documental e empírica de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram questionário com questões abertas e fechadas. Os sujeitos do estudo que constituíram o universo da pesquisa empírica foram cinco Coordenadores Pedagógicos, das Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia do Programa Escola do Novo Tempo. O lócus da investigação para o estudo empírico foi realizado em cinco Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia que implantaram o Programa Escola do Novo Tempo situadas nos municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Cacoal, Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Com vistas a responder ao problema e aos objetivos que a pesquisa se propôs foram coletados os dados e consequentemente criadas “a priori” as seguintes categorias de análise: 1) Bases teóricas do Modelo Pedagógico; 2) Funções do Coordenador Pedagógico; 3) Formação para atuar no Programa Escola do Novo Tempo; 4) Atuação na Formação Continuada dos Professores; 5) Acompanhamento da execução do Currículo; 6) O Trabalho da Coordenação Pedagógica e a articulação com a equipe gestora da escola; 7) Monitoramento dos indicadores de processo e de resultados da aprendizagem. A interpretação dos dados seguiu os procedimentos da análise categorial de conteúdo, conforme orienta Bardin (2011). Considerando as respostas dos sujeitos no presente estudo, os resultados da investigação indicaram a compreensão dos Coordenadores Pedagógicos quanto ao seu papel mediante a reformulação da estrutura de trabalho dos mesmos, contudo, identifica-se que algumas práticas ainda estão calcadas em modelos de educação tradicional e de cunho burocrático. Conclui-se tendo em vista os resultados a necessidade de afirmação do papel do coordenador pedagógico a partir dos pressupostos teóricos metodológicos adotados pelo modelo de escola de ensino médio em tempo integral.

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  • MARIA DAS GRACAS DE SOUZA
  • A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO:  OS DESAFIOS DO DIRETOR ESCOLAR QUE ATUA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL 

  • Orientador : ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
  • Data: 29/10/2018
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  • RESUMO

    Uma escola voltada à consecução dos seus objetivos necessita dispor de um processo de gestão minimamente estruturado e, assim, poder utilizar de maneira coordenada seus recursos em prol da realização da sua atividade-fim, que é formar cidadãos críticos e que tenham a capacidade de atuar com consistência nos contextos político, econômico, social e cultural. Atividade esta associada à educação integral que é uma ação educacional que envolve dimensões abrangentes da formação dos indivíduos. Partindo dessa contextualização, a questão problematizadora deste estudo foi: Na concepção dos Diretores Escolares, como ocorrem as práticas de gestão escolar frente à implementação da educação integral no Ensino Médio nas escolas estaduais de Rondônia? Em consonância com o questionamento apresentado, o objetivo geral foi analisar, na concepção dos Diretores Escolares, como ocorrem as práticas de gestão escolar frente à implementação da educação integral no Ensino Médio nas escolas estaduais de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para o levantamento dos dados, no estudo empírico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas para a obtenção de informações profissionais e pessoais, utilizou-se o questionário. Foram sujeitos dessa pesquisa dois gestores que atuam em escolas que ofertam Ensino Médio em Tempo Integral. A investigação ocorreu em duas escolas, situadas, respectivamente, nos municípios de Porto Velho e Espigão do Oeste. Com vistas a responder ao problema e aos objetivos que a pesquisa se propôs, foram coletados os dados e consequentemente criadas ‘a priori’ as seguintes categorias de análise: 1) O papel do Diretor Escolar, objetivando identificar a concepção dos profissionais investigados quanto às suas atribuições; 2) Procedimentos de gestão, visando a conhecer em que consistia a organização da escola a qual subsidia a prática de gestão dos Diretores Escolares; e 3) Desafios enfrentados pelos Diretores Escolares, pretendendo averiguar quais têm sido as barreiras encontradas. A interpretação dos dados seguiu os procedimentos da análise categorial de conteúdo. Considerando as vozes reveladas no presente estudo, os resultados da investigação indicaram a compreensão dos sujeitos quanto ao seu papel no âmbito escolar e que a prática de gestão deve ser promovida por meio de procedimentos e ações que interajam com a comunidade escolar, para o desenvolvimento efetivo da escola. As instituições de ensino pesquisadas que ofertam Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia necessitam de melhorias nas estruturas físicas e tecnológicas para atenderem a proposta da educação integral e de políticas de readaptação funcional de seus servidores, alinhadas às necessidades setoriais.  A pesquisa identifica Diretores Escolares conhecedores do seu papel, que expressam o significado do seu trabalho, isto supõe a superação do enfoque limitado ao papel meramente burocrático.  Constatou-se  a utilização de um modelo de gestão que tem possibilitado inovações nas práticas de gestão. Esses são os fatores encontrados no decorrer da pesquisa. Conclui-se, mediante tais resultados, a necessidade de refletir sobre os aspectos evidenciados no presente estudo, em especial, às condições de trabalho (estrutura física/tecnológica e recursos humanos), que favoreçam o alcance de resultados das escolas, itens necessários para operacionalizar as práticas de gestão para o pleno cumprimento da finalidade educacional.

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  • PRICILA SUAREZ CARVALLO
  • O CURRÍCULO E AS CULTURAS SILENCIADAS NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE GUAJARA MIRIM/BRASIL E GUAYARAMERIN/BOLIVIA

  • Orientador : CARMEN TEREZA VELANGA
  • Data: 31/10/2018
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  • Questões relacionadas à diversidade cultual e suas relações com a educação são inerentes a um estado eminentemente multicultural, com fronteiras físicas e geopolíticas com país estrangeiro de língua espanhola, caracterizado por migrações sucessivas, culturas que se entrecruzam e se transformam, dando origem ao multiculturalismo, fenômeno  que na área educacional necessita de aprofundamentos de estudos e pesquisas que visem o pensar criticamente a realidade vivida nas escolas de fronteira. É nesse contexto, que emergiu a questão norteadora dessa pesquisa: De que forma o currículo e a formação docente incidem sobre as práticas pedagógicas das escolas de fronteira no que diz respeito à diversidade cultural? Em consonância com essa problemática, o objetivo geral desse estudo foi analisar comparativamente os currículos de duas escolas públicas de ensino fundamental fronteiriças entre dois países (Brasil/Rondônia/Bolívia/Beni) verificando de que forma o currículo e a formação docente incidem sobre as práticas pedagógicas das mesmas no que diz respeito à diversidade cultural. A pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa foi aplicada em duas escolas públicas, no primeiro semestre de 2017, por meio de entrevistas semi-estruturadas, observações das práticas e análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos. Os participantes da pesquisa foram dois gestores e quatro docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  O aporte teórico dirige-se ao campo do Currículo, Multiculturalismo, Interculturalidade e Formação docente, com base nas obras de Apple (2000); Candau (2000); Sacristán (2000); Libâneo (2007); Moreira (2013); Imbernóm (2000); Tardif (2012), Freire (1996); Silva (2005); MacLaren (1997); Veiga (2013). Foram estudados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do Pedagogo (DCN/CP nº 3/2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (DCN/EB/2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) e Ley De La Educación Nº 070 Avelino Siñani - Elizardo Pérez (2010). Para a análise dos dados foram construídas categorias a priori  baseada na Análise de Conteúdo, de Bardin (1997).  Os resultados da pesquisa sinalizam a importância de se trabalhar um currículo elaborado com base nas realidades dos sujeitos que fazem parte do espaço educativo fronteiriço.  Que ações direcionadas á diversidade cultural e a interculturalidade local precisam ser desenvolvidas com base nas orientações legais que regem o sistema educacional. No que tange ao sistema educacional da Bolívia verificou-se que a diversidade cultural está presente em seu currículo e nas praticas pedagógicas. Conclui-se que a relevância dessa investigação consiste em apresentar indicadores para a construção de um currículo que atenda à diversidade cultural nas escolas de fronteira, aproximando-se efetivamente das reais necessidades locais, promovendo dessa forma uma educação que de voz a todas as culturas presentes nos espaços educativos.

     

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  • SALOMAO DAVID ALBUQUERQUE MOREIRA DE LIMA
  • A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO COMPLEXO DE CORREIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA: UMA VISÃO SOBRE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E INCLUSÃO

  • Orientador : CARMEN TEREZA VELANGA
  • Data: 31/10/2018
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  • Considerando que  a educação realizada nas prisões, ainda é utilizada como um dos meios mais comuns para a remição de pena e consequetenmente a reinserção de internos apenados a convívio da sociedade, a presente pesquisa teve teve como ponto de partida a seguinte problemática: Como tem sido desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem junto aos apenados do sistema prisional militar, e como essa dinâmica tem sido percebida pelos seus sujeitos, detentos e docentes do sistema prisional em Porto Velho, especificamente quanto ao beneficio da remição de pena?. Neste sentido, buscou-se, analisar, como a dinâmica do processo de ensino/aprendizagem incide sobre os internos alcançados pela educação prisional, segundo sua própria percepção ou visão, bem como os fatores que motivam a busca pela educação e consequentemente a remição de pena que auxilia na sua reinserção social ao seio da comunidade. Tem-se, como referêncial teórico, a legislação educacional brasileira, autores que versam sobre currículo e por fim os estudos de Paulo Freire e Foucault. Segundo Freire, a educação precisa ser libertadora, pois somente, uma educação libertadora, pode contribuir para a não reprodução do autoritarismo presente na sociedade. Foucault teorizou sobre a relação entre poder e conhecimento, buscando por meio de sua posição filosófica, uma reforma no sistema penal. A pesquisa é  descritiva, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa.  Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: análise documental e entrevista semiestruturada. O sujeitos do estudo compreenderam oito internos apenados entre policiais e agentes penitenciários e a coordenadora de educação prisional da secretária de justiça do Estado de Rondônia. Assim, a pesquisa compreendeu duas fases: bibliográfica e empírica. Os dados foram analisados, a partir da criação de categorias temáticas, determinadas “a priori”, segundo a análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados apontaram, que a educação ofertada no Complexo de Correição da Polícia Militar de Rondônia (CCPM), não tem contribuído para a remição de pena, o que demonstra que o processo de ensino e aprendizagem, tem sido eficaz, pois, se a educação prisional ali ofertada, se efetivasse da forma que se propõe por meio da legislação e documentos, possibilitaria aos internos apenados, um aspecto motivacional maior para sua reinserção no seio da sociedade.

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  • MARIA CRISTINA CARRELLI
  • A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, PORTO VELHO

  • Orientador : CLARIDES HENRICH DE BARBA
  • Data: 14/11/2018
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  • Esta dissertação tem como objetivo identificar a inserção da temática ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia em Porto Velho e, identificar que temas ambientais têm sido priorizados pelos cursos. O referencial teórico abordou temas referentes às características da Educação Ambiental, do Currículo e da Ambientalização Curricular. A pesquisa caracteriza-se por um enfoque qualitativo de cunho teórico-descritivo e caracteriza-se como um estudo de caso. Os procedimentos para a coleta de dados estão sendo realisadas por meio de Análise Documental dos Projetos Pedagógicos, Planos de Cursos das disciplinas e da realização de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores e professores, processados a partir de Bardin (2011). A coleta de dados foi realizada em 2018 no IFRO campus da Zona Norte nos cursos de Gestão Comercial,   Gestão Pública, Redes em Computadores e no campus da Calama os cursos de Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle de Automação e Engenharia Civil em Porto Velho. Para a definição do corpus documental foram selecionados os cursos que abordam aspectos da temática ambiental em seus Projetos Pedagógicos ou em suas disciplinas. Os resultados apontam que em relação aos temas ambientais priorizados observou-se que os docentes trabalham no contexto local rondoniense, sendo problemas socioambientais recorrentes. Em vista disso, as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos investigados e devem garantir de forma teórica e prática o acesso a esses conhecimentos, cada uma com sua especificidade.

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  • ANDRE LUIZ PESTANA CARNEIRO
  • O INGRESSO DE COTISTAS NEGROS NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS PORTO VELHO: ANÁLISES A PARTIR DA LEI Nº. 12.711/2012 PARA A INCLUSÃO SOCIAL

  • Orientador : APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN
  • Data: 23/11/2018
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  • Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo geral analisar a forma de implantação
    das políticas de ações afirmativas no Brasil, em especial, as que propiciam o
    ingresso de negros na educação superior após a edição da Lei nº. 12.711/2012 (Lei
    de Cotas). Os objetivos específicos consistiram em apresentar o conceito de Estado,
    Estado Democrático de Direito e sua relação com a formulação das políticas
    públicas, bem como apresentar o surgimento das políticas de ações afirmativas em
    educação para a população negra, especialmente após a participação do Brasil na
    Conferência de Durban em 2001; analisou a forma de implementação da Lei de
    Cotas na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), sua regulamentação
    interna, o perfil dos/as estudantes e as políticas para a permanência dos cotistas. As
    pesquisas bibliográficas, documentais, foram subsidiadas pela análise dos dados
    estatísticos apresentados nos textos, os quais fundamentaram o procedimento
    técnico e teórico-metodológico. Os resultados da pesquisa demonstraram a
    possibilidade da eficiência da política de cotas, possibilitando a inclusão da
    população negra na educação superior, no Campus da UNIR em Porto Velho. As
    ações com foco nas políticas de ação afirmativa que o Governo Federal estabeleceu
    para as universidades federais, demonstram o compromisso de reparação do
    panorama étnico-racial brasileiro, de modo que as ações afirmativas para a
    população negra se justificam pelas perdas históricas acumuladas, perdas que as
    tradicionais políticas gerais ou universalistas não seriam capazes de minimizar.
    Desta feita, as ações afirmativas para a população negra constituem-se em
    instrumento para a Justiça e a inclusão Social.

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  • ELIANE BASTOS
  • APLICAÇÃO DA LEI DE COTAS NOS CURSOS DE DIREITO E MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA POR EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

  • Orientador : APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN
  • Data: 23/11/2018
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  • Esse trabalho teve por objetivo analisar como a Universidade Federal de Rondônia – UNIR vem aplicando a Lei nº 12.711/2012, Lei de Cotas desde o processo seletivo de 2013 a 2017, para o ingresso de cotistas nos cursos de Medicina e Direito, do Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. Pautou-se, ainda, sobre o modo como foram realizadas as adequações e ajustes necessários para atender às diferenças e especificidades da região amazônica e o funcionamento dos mecanismos de avaliação dos resultados; por isso, para o escopo analítico, necessitou estender o período de análise até o ano de 2018. O problema que orientou a pesquisa foi se as cotas, enquanto política pública de ação afirmativa, são favoráveis ao atendimento da justiça social com equidade. Para traçar o perfil dos estudantes cotistas que ingressaram nos referidos cursos e conferir o desempenho ao longo da trajetória do ingressante elaborou-se diversos quadros, com base documental e de registro da Instituição, nos quais se identificaram:  a origem escolar (pública e privada), a classificação dos alunos matriculados, a nota auferida no processo seletivo, a cor/raça/etnia autodeclarada, a naturalidade e a condição socioeconômica dos estudantes. Como aporte teórico epistemológico respaldou-se nas concepções de Paulo Freire em seu método dialético crítico. A opção teórica em questão corroborou não somente a discussão sobre a Lei de Cotas, enquanto política pública de inclusão social, mas, também, de defesa do direito à educação mais humanizadora, de qualidade social e de respeito a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros/as. Nesse sentido, trata-se de pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, cujos procedimentos técnicos serviram-se da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A escolha do método deveu-se à necessidade da análise mais abrangente do conteúdo pesquisado. Como justificativa e concomitante à relevância do trabalho, a escolha que recaiu sobre os dois cursos levou em conta serem os mais concorridos no processo seletivo da UNIR, apontando: Medicina, em primeiro lugar; Direito, em segundo; a tradição destes na formação da classe elitizada brasileira, o status que ambos os cursos pressupõem dar aos concluintes. A execução desta etapa compreendeu: o levantamento de dados e análise comparativa do material coletado no sítio da UNIR - aba Concursos e Vestibulares; no Sistema Integrado de Gestão Universitária (SINGU), no arquivo físico corrente da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) e entrevista com um servidor da Comissão Permanente de Processo Seletivo de Discente (CPPSD). Os resultados encontrados assinalaram que as cotas hoje, apesar de uma série de críticas, oposições e erros de aplicação, têm sido a possibilidade de ingresso no ensino superior público para os estudantes pobres, negros e indígenas, principalmente, nos cursos de Medicina e Direito que são os mais concorridos nesta Instituição Federal de Ensino Superior.

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  • ROSELY PETRI SARMENTO
  • DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR, SOB A PERSPECTIVA POLITÉCNICA, FRENTE ÀS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ARIQUEMES-RO

     

  • Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
  • Data: 29/11/2018
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  • Este trabalho tem por objetivo demonstrar os desafios da gestão escolar em Ariquemes, sob a perspectiva politécnica, frente às políticas de Educação Integral. Para alcança-lo o estudo remonta as bases das contradições sociais as quais afluem no campo educacional. Portanto, inicia-se com a caracterização dos paradigmas técnico-econômicos do capitalismo, a relação entre os paradigmas técnico-econômicos e a gestão escolar no Brasil, bem como, a gestão escolar e a educação integral no Brasil, sua caracterização e modalidades de atendimento. O referencial teórico está pautado em Marx (2008; 2011; 2017), Perez (2003), Saviani (2007; 2011; 2013); Duarte (2012); Maciel (2013; 2016; 2018), Frigotto (2006; 2010), Erguita (1989), Kuenzer (2005), Colares (2003), Rosar (2012) e Paro (2007; 2009; 2015; 2016), os quais corroboraram com a condução da pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas municipais de Ariquemes-RO. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento o survey multifatorial, a observação participante e entrevistas. Com base nos dados coletados, constata-se que: 1) as escolas não possuem uma concepção de educação integral definida, sendo o Programa Novo Mais Educação, projeto do governo federal, única referência metodológica para a organização da educação integral, influenciando até mesmo o Projeto Burareiro, uma proposição do governo municipal; 2) a gestão escolar não é democrática, mas “pseudodemocrática”, uma vez que a comunidade escolar não é soberana na escolha de seus diretores, pois a decisão final é do executivo municipal, bem como, o diretor está mais envolvidos com as atividades administrativas do que com o que é próprio do ato educativo e a estrutura organizacional o coloca em uma condição de poder superior aos demais; 3) na implementação da educação integral o diretor tem encontrado desafios na administração do tempo, administração do espaço, administração dos materiais, administração do coletivo de pessoas e administração dos recursos financeiros; 4) as ações propostas pelas políticas de educação integral não contribuem com a emancipação humana, pois são conduzidas sem definição teórica, as práticas democráticas estão comprometidas e faltam condições pedagógicas e estruturais para o funcionamento da educação integral, em decorrência à falta de provisão de recursos financeiros. Contudo, para contrapor a realidade encontrada, a educação integral politécnica traz contribuições relevantes ao primar pela relação dialógica entre teoria e prática, por valorar a formação continuada como garantia de aperfeiçoamento; contemplar corpo docente e técnico com formação na área de atuação, superando a condução da educação por leigos; estrutura físico-ambiental adequada e recursos didáticos, tecnológicos e outros materiais (administrativos, artísticos e esportivos) com qualidade e  em quantidade adequada, bem como, humanização do tempo de trabalho e do tempo escolar. Nesta perspectiva, para um escola assim pensada, almeja-se um modelo de gestão escolar que vá ao encontro dos ideais socialistas, em vista da autogestão. Objetiva-se assim, uma gestão compartilhada por um Conselho Diretivo, com a socialização do poder entre seus membros.  Há que considerar ainda, o papel social e político da escola, de modo que seja um espaço de formação, lutas e conquistas de direitos da classe trabalhadora; uma referência na formação humana e na construção de uma nova sociedade.

2014
Dissertações
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  • ANGELA MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
  • IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE HUMAITA-AM: O PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL SOBRE ESSA PRÁTICA

  • Data: 13/06/2014
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  • A presente dissertação discute a implantação das novas tecnologias da informação e comunicação na escola, fazendo um recorte das transformações tecnológicas que ocasionaram mudanças também na educação, visualizando o papel da gestão escolar nesse processo. Teve como objetivo compreender o papel da gestão educacional na implantação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – nas escolas da Rede Pública Estadual de Humaitá-AM. Partiu-se da seguinte questão norteadora: Qual a percepção dos gestores acerca da implantação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar da Rede Pública Estadual de Humaitá-AM? Para responder tal inquietação, trabalhou-se com os seguintes autores: Gebran, (2009), Kenski (2007) Moran (2000), Paro (2008; 2010), Sancho (1998) e Luck (2010). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora de quatro escolas da Educação Básica da Rede Estadual do Município de Humaitá/AM realizada no ano de 2013, bem como a análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas. Os resultados da pesquisa evidenciam que as TIC são utilizadas em diferentes setores da instituição, tanto na parte administrativa como também na área pedagógica, contribuindo para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem bem como na organização da escola. Porém, ainda se depara com muitas dificuldades, quer seja pela questão da infraestrutura, dificultando o acesso da população escolar, quer seja pela ausência de conhecimento técnico e pedagógico da equipe gestora e docentes, que ainda veem o uso das TIC restrito apenas ao campo técnico, sem levar em consideração as outras dimensões em que elas podem atuar. Para superar tais dificuldades, é papel da gestão implementar ações no sentido de minimizar tais dificuldades, tanto na formação continuada de sua equipe quanto da implantação de projetos para a utilização das TIC no âmbito escolar.

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  • RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA POSSIBILIDADE DE CRÍTICA À SOCIEDADE DE MASSAS

  • Data: 02/07/2014
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  • O objetivo deste trabalho é descrever a trajetória de formação docente de um professor de sociologia que entende esta disciplina como possibilidade e ou caminho de crítica à sociedade de massas. Trata-se de um trabalho autobiográfico, considerando os aspectos teóricos e práticos na formação do professor da disciplina de sociologia relatando e analisando sua formação teórica metodológica com a práxis e as escolhas realizadas. Para desenvolver tal objetivo, pretende-se: apresentar ao leitor a definição de sociedade de massas a partir de uma múltipla perspectiva teórica, dialogando com Theodor Adorno e Max Horkheimer e o conceito de indústria cultural, a rebelião das massas de Pedro Ortega y Gasset e as subjetividades sem territórios de Félix Guattari, analisando a sociedade de massas como uma manifestação dos interesses de classe da burguesia e sua hegemonia cultural, discorrer sobre a educação na sociedade moderna, destacando a intervenção das políticas neoliberais e as possibilidades de atuação do professor pesquisador dentro deste contexto, partindo da teoria de Antonio Gramsci e Michael Apple. Ainda no ensejo de responder ao objetivo central do trabalho, pretende-se apresentar a história do ensino de Sociologia no Brasil e sua possibilidade de crítica a sociedade em que está inserida em suas razões teóricas, metodológicas e politicas. Estas duas primeiras seções – que correspondem a segunda e terceira seção da dissertação - compõem uma reflexão teórica e apresentam aspectos da formação política e docente do pesquisador. A primeira seção apresenta uma trajetória formativa no curso de Ciências Sociais e no Mestrado em Educação e a prática docente no projeto Casa da Juventude e na atuação no Ensino Superior como professor de Sociologia. As três seções compõem uma reflexão sobre a formação docente e estabelece um discurso sobre o ensino de Sociologia como possibilidade de crítica a sociedade de massas. Neste discurso apresenta-se que a crítica se estabelece no conhecimento das teorias sociológicas, da comunicação da teoria com as experiências sociais do educando e do educador, da desnaturalização das relações sociais e apresentando-as como processos históricos, culturais e econômicos, não como processos naturais e da apresentação das possibilidades de intervenção do educando na sociedade a partir dos grupos que o cercam e na vida política democrática. Neste ínterim, a Sociologia critica a sociedade de massas e intervêm nesta ao retirar o educando do posicionamento de aceitamento e aproxima-o de uma prática reflexiva sobre suas práticas sociais. A educação que aqui é proposta critica a sociedade e é analisada por seus profissionais e educandos envolvidos, buscando possibilitar uma organização mais democrática da sociedade em que está inserida.

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  • DALIANNE LOBO DA COSTA
  • A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA ÁREA DA SAÚDE: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA EM PORTO VELHO-RO

  • Orientador : ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
  • Data: 24/07/2014
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  • Os contextos de atuação da área de saúde exigem profissionais com formação generalista, conhecimentos técnico-científicos, postura ética, práticas humanizadas e com visão crítico-reflexiva. O supervisor de estágio se caracteriza como o professor que auxilia o aluno a traçar seu caminho profissional, provocando-o a refletir de maneira crítica o que foi aprendido na prática e as características próprias da profissão no contexto das realidades sociais. A presente pesquisa se norteou pelo seguinte problema: Em que medida, na percepção do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia de Porto Velho - RO, a formação pedagógica contribui para a formação do profissional fisioterapeuta? Objetivo geral: Investigar a formação pedagógica do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia de Porto Velho - RO e sua contribuição para a formação profissional do fisioterapeuta. Objetivos específicos: (i) Pesquisar a formação docente da área de saúde do Ensino Superior e sua identidade profissional; (ii) Descrever as contribuições da formação pedagógica do supervisor de estágio na formação do profissional fisioterapeuta. O estudo tratou de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em dois momentos: um relacionado ao estudo bibliográfico e o outro ao estudo empírico. Os participantes da pesquisa foram quatorze (14) supervisores de estágio de duas Instituições do Ensino Superior dos cursos de Fisioterapia de Porto Velho-RO, os quais estiveram no exercício da supervisão de estágio no período de 2010 a 2013. A análise dos dados deu-se por meio de procedimentos interpretativos, à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Os resultados apontaram que os supervisores de estágio possuíam consciência da importância da formação pedagógica, porém consideravam como prioridade a experiência técnica e clínica na supervisão de estágio. As instituições em que trabalhavam não investiam efetivamente na formação pedagógica dos supervisores de estágio, deixando para investimento individual do profissional, embora promovessem capacitações pedagógicas genéricas, sem focar a especificidade dos estágios.

4
  • GEDELI FERRAZZO
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA VERSUS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ARIQUEMES-RO

  • Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
  • Data: 02/09/2014
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  • O presente trabalho tem por objetivo analisar a educação especial inclusiva, ofertada no ensino regular público, contrapondo-a à educação especial ofertada nas instituições especializadas, a fim de verificar se o modelo inclusivo supera o modelo especializado. Para alcançar tal objetivo, reconstruíram-se os fundamentos epistemológicos da educação especial, identificando nessa o paradigma, a concepção epistemológica em si, a teoria pedagógica, o enfoque na educação especial e a repercussão no trabalho pedagógico, tendo como base Duarte (2001; 2003; 2008), Kassar (1998; 2009; 2011) e Saviani (2008; 2011). Esse arsenal serviu de suporte para a elaboração do roteiro de observação e para a aplicação do survey multifatorial dialogado a fim de caracterizar o processo de ensino desenvolvido pelos professores nas instituições pesquisadas, a saber, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Roberto Turbay e a instituição especializada em educação especial APAE Ariquemes, ambas situadas no município de Ariquemes/RO. Com base nos dados obtidos por meio da pesquisa empírica, chegaram-se aos seguintes resultados: a) As concepções recorrentes na educação especial se fundamentam nas pedagogias: construtivista, montessoriana, pragmatista, comportamentalista, ecletismo e, ainda, na ausência de definição de uma concepção específica; b) Tanto a educação especial inclusiva quanto a especializada, com domínio teórico diferenciado, fazem uso do modelo médico-pedagógico, constituído de avaliação diagnóstica enquanto instrumento de identificação apenas das dificuldades do aluno; de uma organização de caráter funcionalista do trabalho pedagógico; e da avaliação dos processos de desenvolvimento e aprendizagem que incide, necessariamente, em caracterizar as necessidades específicas dos alunos, em detrimento de um acompanhamento sistemático do processo de ensino aprendizagem; c) Falta de um embasamento pedagógico específico, maior na escola pública, que oriente a prática pedagógica na educação especial. Dessa forma, conclui-se que a proposta de educação especial inclusiva, com base nesse levantamento de dados, não supera a proposta das instituições especializadas, mas contraditoriamente colabora com a tese da manutenção de um modelo médico-pedagógico, que historicamente determinou as propostas pedagógicas para a educação especial.

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  • DIMARÃES DA SILVA
  • AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA MICROREALIDADE DE DUAS ESCOLAS MANTIDAS PELO ESTADO EM PORTO VELHO – RO

  • Data: 12/11/2014
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  • Esta pesquisa objetivou analisar a precarização do trabalho docente em uma
    micro realidade de duas escolas mantidas pelo Estado em Porto Velho –RO, no
    contexto das transformações das relações entre capital e trabalho e da
    hegemonia das proposições neoliberais no campo da educação. A hipótese
    inicial partiu do princípio de que os desdobramentos ocorridos no mundo do
    trabalho impactaram direta ou indiretamente a educação. Para o
    desenvolvimento do trabalho optou-se pela escolha de duas escolas mantidas
    pelo Estado no município de Porto Velho. Por meio da pesquisa de campo,
    com os professores lotados em duas escolas mantidas pelo Estado buscou-se
    o levantamento de dados necessários para a compreensão dos problemas que
    atingem a rede publica de educação. A analise foi realizada a partir de autores
    como Antunes (2008), (2009), Frigoto (1996), Lessa (2011), Lombardi (2012),
    Marx (1985) Marx e Engels (2005) e outros. A análise dos dados teve como
    eixo central a aplicação do método materialismo dialético, mediante o qual se
    busca interpretar a realidade objetiva e subjetiva em termos de categorias
    básicas do marxismo: contradição, totalidade, classes, luta de classes,
    trabalho. Verificou-se a emergência de questões importantes para a
    compreensão do trabalho docente nas escolas: profissionalização e
    proletarização; violência no ambiente escolar; intensificação do trabalho
    docente. Desse modo, considerando esta realidade, a pesquisa foi
    desenvolvida no ano de 2013, constatando-se que são atribuídas inúmeras
    funções aos professores, nem sempre acompanhadas das condições
    necessárias para sua realização. Observou-se que o corpo docente está sujeito
    à precarização das condições de trabalho e também da sua situação
    profissional, relacionado às mudanças no papel do professor, à ampliação da
    carga horária, à desvalorização profissional e os baixos salários assim como à
    violência na escola. A partir dos resultados pode-se concluir que estes fatores
    consequentemente reforçam a presença da precarização do trabalho docente
    como resposta às mudanças no processo educacional sob a égide neoliberal.

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