HISTÓRIA ANTIGA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO
Ensino de História. Antiguidade. Amazônia. Documentos oficiais. Material didático.
O propósito desse estudo, intitulado História Antiga e a relações de gênero é pesquisar nos documentos Oficiais de Ensino em cotejamento com os materiais didáticos e os projetos desenvolvido pela Escola Municipal Dom Bosco Localizada na Rua Rio Madeira, Nº. 699, Bairro São Domingos Sávio, na cidade de Humaitá, no Estado do Amazonas. O Currículo Oficial de Ensino é um guia a ser seguido para realização das ações pedagógicas nas instituições de ensino, por isso é importante pesquisar e estudar. Consideramos de grande relevância, por ser uma temática que já vem sendo debatida nos últimos anos, mas que precisa ser estudada sob a ótica decolonial. Partindo desse pressuposto, focaremos nas matérias didáticas da referida escola. Também utilizaremos o livro didático como uma das fontes e estabelecemos a sua relação com o Ensino de História, observando todos os aspectos históricos contido em seu conteúdo, a metodologia, as referências bibliográficas, às teorias, as imagens selecionadas e os conceitos empregados no texto sobre a História Antiga. Partindo desse princípio, desenvolveremos então nosso trabalho focando na discussão teórica de “consciência histórica” de Jörn Rüsen proposto por Estevão Martins (2019) e Wilian Barom (2019), no conceito de “livro didático” de Itamar Freitas (2019) e na discussão historiográfica de História Antiga no Brasil proposta por Gilberto Francisco (2017) e, Norberto Guarinello (2010) e Colonialidade do poder de Quijano (2008). A nossa questão principal gravita em torno da problemática da possibilidade de pensar uma História Antiga da Amazônia ou uma História Antiga do Brasil a partir do Projeto Princesa do Madeira.