HISTÓRIA ANTIGA E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO PRINCESA DO MADEIRA A PARTIR DA ESCOLA DOM BOSCO EM HUMAITÁ
Ensino de História; Antiguidade; Amazônia; Referencial curricular; Material didático.
O estudo teve como objetivo geral analisar nos documentos Oficiais de Ensino, a História Antiga e o Ensino de História sob a ótica decolonial em cotejamento com os materiais didáticos e os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal Dom Bosco na cidade de Humaitá no Estado do Amazonas. O Currículo Oficial de Ensino é um guia a ser seguido para realização das ações pedagógicas nas instituições de ensino, por isso é importante pesquisar e estudar. Consideramos de grande relevância, por ser uma temática que já vem sendo debatida nos últimos anos, mas que precisa ser estudada sob a ótica decolonial. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa focou no desenvolvimento do Projeto Princesa do Madeira na referida escola. Também utilizaremos o livro didático como uma das fontes e estabelecemos a sua relação com o Ensino de História, observando todos os aspectos históricos contidos em seu conteúdo, a metodologia, as referências bibliográficas, às teorias, as imagens selecionadas e os conceitos empregados no texto sobre a História Antiga. Partindo desse princípio, desenvolveremos então nosso trabalho focando na discussão teórica de “consciência histórica” de Jörn Rüsen proposto por Estevão Martins (2019) e Wilian Barom (2019), no conceito de “livro didático” de Itamar Freitas (2019) e na discussão historiográfica de História Antiga no Brasil proposta por Gilberto Francisco (2017) e Norberto Guarinello (2010), e por fim, no conceito de Colonialidade do poder de Aníbal Quijano (2008). A nossa questão principal gravitou em torno da problemática da possibilidade de pensar uma História Antiga da Amazônia ou uma História Antiga do Brasil a partir do Projeto Princesa do Madeira.