EUMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DOS MERCADOS ILÍCITOS NA CULTURA E NA ESTRUTURA SOCIAL DO POVO KAXARARI
Indígenas; Povo Kaxarari; mercados ilícitos
Esta dissertação apresenta um estudo sobre os impactos dos mercados ilícitos na cultura e na estrutura social do povo Kaxarari, localizado na divisa dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, sob o prisma da sustentabilidade e da economia. O objetivo central da pesquisa consiste em analisar as condições que propiciam o aliciamento de indígenas e a prática de crimes ambientais que alimentam o mercado ilícito, bem como sua influência na cultura e na estrutura social da referida comunidade indígena, no período compreendido entre 2010-2020. Buscou-se realizar o mapeamento da realidade vivenciada por essa etnia, no que diz respeito ao levantamento dos principais mercados ilícitos e à forma como tais mercados impactam a cultura e a dinâmica de vida do povo Kaxarari. Outro importante aspecto discutido são as ações de proteção oferecidas pelo Estado para o combate à violência contra esses povos originários, haja vista que essa é uma determinação assegurada por lei. Trata-se de investigação com abordagem qualitativa, subsidiada pelos pressupostos teóricos da pesquisa exploratória, com coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada, análise documental e análise de fatos e fenômenos que compõem o objeto de estudo. Fundamentam esta discussão importantes teóricos, dentre os quais se destacam: Aron (1997), Baniwa (2015), Bourdieu (1989), Foucault (1999; 2014), Silva (2015), Quijano (2009), Cunha (1992) e Aguiar (2018) e Bardin (2011). Contribuíram como fonte das entrevistas o Coordenador da Educação Escolar Indígena da Coordenadoria Regional de Educação do Distrito de Extrema e o Superintendente da Polícia Federal no Estado de Rondônia. A análise das informações levantadas foi desenvolvida pelo viés da Análise do Conteúdo (Bardin, 2011). Como resultado, evidenciou-se que na última década, as ocorrências de violência e atos ilícitos contra os Kaxararis foram crescentes, com destaque para extração ilegal de madeira, expropriação do território por parte de fazendeiros criminosos, ameaças de mortes e aliciamento dos indígenas, em diferentes perspectivas. Na estrutura social aspectos sobre a juventude e a educação escolar indígena foram apontados na análise das entrevistas, destacando-se nesse contexto, a ausência de proposta educacional intercultural e as incertezas em relação a identidade e cultura.