A TRILHA INDIGENA: UMA PROPOSTA LUDICA PARA O ENSINO DE HISTORIA DE RONDONIA A PARTIR DO ACERVO DA RESERVA TECNICA DE ARQUEOLOGIA DA UNIR
Arqueologia; Ensino de História; Gamificação; História Antiga; Porto Velho.
O presente trabalho visa discutir propostas metodológicas inovadoras para o Ensino de História de Rondônia, utilizando como base a Reserva Técnica de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A pandemia da COVID-19 colocou desafios significativos para os professores, que precisaram reinventar suas estratégias de ensino e aprendizagem de forma remota, incorporando ferramentas como a gamificação em plataformas digitais. No entanto, é fundamental reconhecer que o Ensino de História no Brasil ainda está marcado por uma perspectiva eurocêntrica, que coloca a Europa como o centro do conhecimento. Essa abordagem é particularmente problemática quando se trata de ensinar História de Rondônia, onde a Arqueologia e a História antiga são essenciais para compreender a identidade da região. Em Rondônia, ainda vemos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas a continuidade desse discurso eurocêntrico. Entende-se que o Ensino de História é uma área de pesquisa em constante construção pelos historiadores e professores das escolas públicas. Além do mais, nesta área existe a gamificação como forma metodológica de inovação educacional, usando métodos que ativam o modo competitivo, ensino-aprendizagem, consciência histórica e senso crítico dos discentes em sala de aula. Diante desse cenário, surgem questões fundamentais: é possível utilizar a gamificação em diálogo com o debate historiográfico decolonial como estratégia de aprendizagem no Ensino de História? A incorporação de jogos pode tornar o acervo arqueológico da UNIR mais acessível e atraente para os alunos? É possível repensar o passado mais remoto da Amazônia como aprendizagem histórica na educação básica pública, a partir das fontes do acervo arqueológico? Com o objetivo de responder a essas questões, este trabalho visa criar um jogo interativo baseado no acervo da Reserva Técnica de Arqueologia da UNIR, destinado às escolas públicas de Porto Velho. Além disso, busca-se estimular a consciência histórica do discente como sujeito da História, utilizando a gamificação, curiosidade e pensamento crítico para a cidadania no espaço social escolar. A metodologia utilizada será uma abordagem mista, qualiquantitativa e bibliográfica, incorporando dados da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO), de objetos da Reserva Técnica de Arqueologia da UNIR e de produções de materiais e obras diversificadas. Por fim, este trabalho destaca a importância de continuar explorando novas estratégias de ensino e aprendizagem que possam ajudar a tornar o Ensino de História de Rondônia mais atraente para os alunos.