Banca de DEFESA: ROSELY PETRI SARMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELY PETRI SARMENTO
DATA : 29/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 11, Bloco Grupos de Pesquisa NCH - Campus UNIR Porto Velho
TÍTULO:

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR, SOB A PERSPECTIVA POLITÉCNICA, FRENTE ÀS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ARIQUEMES-RO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Integral, Gestão Escolar, Programa Novo Mais Educação, Projeto Burareiro, Educação Integral Politécnica.


PÁGINAS: 273
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo demonstrar os desafios da gestão escolar em Ariquemes, sob a perspectiva politécnica, frente às políticas de Educação Integral. Para alcança-lo o estudo remonta as bases das contradições sociais as quais afluem no campo educacional. Portanto, inicia-se com a caracterização dos paradigmas técnico-econômicos do capitalismo, a relação entre os paradigmas técnico-econômicos e a gestão escolar no Brasil, bem como, a gestão escolar e a educação integral no Brasil, sua caracterização e modalidades de atendimento. O referencial teórico está pautado em Marx (2008; 2011; 2017), Perez (2003), Saviani (2007; 2011; 2013); Duarte (2012); Maciel (2013; 2016; 2018), Frigotto (2006; 2010), Erguita (1989), Kuenzer (2005), Colares (2003), Rosar (2012) e Paro (2007; 2009; 2015; 2016), os quais corroboraram com a condução da pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas municipais de Ariquemes-RO. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento o survey multifatorial, a observação participante e entrevistas. Com base nos dados coletados, constata-se que: 1) as escolas não possuem uma concepção de educação integral definida, sendo o Programa Novo Mais Educação, projeto do governo federal, única referência metodológica para a organização da educação integral, influenciando até mesmo o Projeto Burareiro, uma proposição do governo municipal; 2) a gestão escolar não é democrática, mas “pseudodemocrática”, uma vez que a comunidade escolar não é soberana na escolha de seus diretores, pois a decisão final é do executivo municipal, bem como, o diretor está mais envolvidos com as atividades administrativas do que com o que é próprio do ato educativo e a estrutura organizacional o coloca em uma condição de poder superior aos demais; 3) na implementação da educação integral o diretor tem encontrado desafios na administração do tempo, administração do espaço, administração dos materiais, administração do coletivo de pessoas e administração dos recursos financeiros; 4) as ações propostas pelas políticas de educação integral não contribuem com a emancipação humana, pois são conduzidas sem definição teórica, as práticas democráticas estão comprometidas e faltam condições pedagógicas e estruturais para o funcionamento da educação integral, em decorrência à falta de provisão de recursos financeiros. Contudo, para contrapor a realidade encontrada, a educação integral politécnica traz contribuições relevantes ao primar pela relação dialógica entre teoria e prática, por valorar a formação continuada como garantia de aperfeiçoamento; contemplar corpo docente e técnico com formação na área de atuação, superando a condução da educação por leigos; estrutura físico-ambiental adequada e recursos didáticos, tecnológicos e outros materiais (administrativos, artísticos e esportivos) com qualidade e  em quantidade adequada, bem como, humanização do tempo de trabalho e do tempo escolar. Nesta perspectiva, para um escola assim pensada, almeja-se um modelo de gestão escolar que vá ao encontro dos ideais socialistas, em vista da autogestão. Objetiva-se assim, uma gestão compartilhada por um Conselho Diretivo, com a socialização do poder entre seus membros.  Há que considerar ainda, o papel social e político da escola, de modo que seja um espaço de formação, lutas e conquistas de direitos da classe trabalhadora; uma referência na formação humana e na construção de uma nova sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396632 - ANTONIO CARLOS MACIEL
Interno - 396644 - CLARIDES HENRICH DE BARBA
Externo à Instituição - SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS - UFAM
Notícia cadastrada em: 27/11/2018 17:11
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